O semiárido nordestino vive uma situação dramática diante da degradação desenfreada e do processo acelerado da desertificação. O uso inadequado dos recursos naturais, práticas agrícolas inapropriadas, além de outros fatores ligados ao desenvolvimento econômico, tem levado a sérios problemas que precisam ser enfrentados para evitar danos irreversíveis e consequências ainda piores na natureza.
Para discutir a desertificação no semiárido, a Câmara Municipal de Patos, por meio de solicitação do vereador José Gonçalves (PCdoB), vai realizar uma importante audiência pública sobre o tema e contará com a presença do Dr. Aldrin Pérez, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
A audiência acontecerá nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, às 19h00, na Câmara Municipal de Patos, Bairro Belo Horizonte, e será aberta ao público.
A professora doutora Carminha Learth Cunha, do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), vem mobilizando a sociedade patoense e da região para se fazer presente. A Dra. Carminha relatou que a audiência também conta com o apoio e presença de representantes do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), além de outras entidades.
OUÇA Carminha Learth:
Comentário nosso – Esta discussão interessa não só a estudantes de agronomia e de engenharia florestal, mas a todos agropecuaristas, pequenos produtores rurais e pessoas interessadas no meio ambiente. A desertificação no semi-árido, e nele a nossa região, é um problema sério que será sentido pelos nossos filhos e nossos netos. É bom tomarmos conhecimento do assunto, para começarmos a cobrar dos nossos representantes e dos poderes públicos a implantação imediata de políticas que revertam a desertificação que já está avançada em nossa região e praticamente nada tem sido feito. Talvez a quem menos interessa seja aos senhores vereadores. Vamos ver se algum deles aparece! (LGLM)