(Plantão da Hora, com Polêmica Patos, em 06/08/2024)
Na manhã desta terça-feira, dia 06 de agosto, a senhora Arizoneide da Silva Sousa, mãe da garotinha de 12 anos esquecida dentro do ônibus escolar após desmaiar, buscou o Conselho Tutelar de São José do Bonfim para pedir providências e que seja tudo apurado sobre o ocorrido.
Segundo a mãe, até o momento, não houve posicionamento por parte da Secretaria de Educação do Município de São José do Bonfim e nos grupos de WhatsApp alguns chegaram a culpar as crianças pelo fato. A família quer levar a discussão à Câmara Municipal de São José do Bonfim e ao Ministério Público Estadual (MPE).
Desde o fato, a família registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Patos e busca respostas para tamanha negligência por parte do motorista do ônibus escolar, pois a menina ficou desmaiada por várias horas dentro do veículo e o motorista teria ignorado os relatos das outras crianças e agido do desprezo a situação da criança.
A garotinha de 12 anos, que reside com sua família no Sítio Malhada de Pedra, no Município de São José do Bonfim, pegou o ônibus escolar próximo de sua casa para ir até a Escola Municipal Senador Humberto Lucena, na zona urbana, mas teve um desmaio e quando os demais colegas desceram para a aula, a menina permaneceu dentro do ônibus trancada até o final de tarde. Diante do movimento do veículo, a menina sofreu escoriações e precisou ser internada no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.
Comentário nosso – Está mais do que provado que o motorista do veículo escolar é despreparado para a função. Não sei quem é o maior culpado pelo que aconteceu, se ele próprio ou quem o utilizou na função, mas ambos devem ser punidos pela irresponsabilidade. E a administração precisa afastá-lo imediatamente da função se quer dar uma demonstração de que está mais preocupada com o bem estar da população do que com os votos que a gestora de fato, candidata do grupo, pode perder. Ou será que que estão tão confiados que o povo do Bonfim vai continuar a fazer o papel de besta, que se vende por qualquer ninharia? Segundo soubemos os pais acionaram o Ministério Público na busca de uma atividade judicial e o Conselho Tutelar do município tentou atrapalhar a ação do MP, deixando de enviar o BO feito sobre a ocorrência. A garota é sobrinha-neta minha. A legislação do trânsito faz algumas exigências para o motorista dirigir transporte escolar. Para dirigir transporte escolar, é necessário ser habilitado na categoria “D”. Antes disso ele deveria estar habilitado da Categoria “B” há pelo menos 2 ano ou na Categoria “C” há pelo menos 1 ano. Mesmo que o motorista já tenha a categoria “D” na sua CNH, ainda existem mais requisitos para poder finalmente exercer a profissão escolhida. O último passo para dirigir transporte escolar será realizar o curso preparatório. Ele tem o objetivo de formar um condutor preparado para lidar com situações de estresse, com alunos e com alta lotação no seu veículo.Esse curso é obrigatório. Será que o motorista envolvido nesta confusão atende a todos estes requisitos? Quem for apurar esta denúncia, seja a nível administrativo, seja a nivel judicial tem que atentar para todos estes detalhes. E por fim, será que os motoristas de transporte escolar do seu município estão atendendo todos esses requisitos? A vida dos seus filhos e netos pode estar correndo riscos imensos. A exigência legal deve ser cumprida mesmo nos casos em que as prefeituras contratam veículos particulares para conduzir os seus alunos. (LGLM)