(Ouça áudio da matéria)
(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 14/08/2024)
Muita gente encara eleição de vereador como coisa sem a menor importância. Nós vamos aproveitar este periodo pré-eleitoral, para falar um pouco sobre a importância das eleições, na vida da gente. A eleição de prefeito é encarada com certo respeito, embora alguns a encarem como se também fosse uma farra. Mas a eleição de vereador é tão importante quanto a eleição de prefeito, embora possa se tornar até mais importante, Um vereador ruim que você eleja, pode ser compensado por outros vereadores bons, mas a única compensação para um prefeito ruim será uma Câmara de Vereadores onde a maioria seja de bons vereadores, que possam, através de votos contrários em matérias ruins, de denúncias coletivas para as autoridades ou, em último caso, com a cassação do prefeito, possam colocar ordem na prefeitura.
Os vereadores de modo geral têm como função fiscalizar como a administração trabalha, denunciando as coisas erradas e sugerindo solução para os problemas que sejam detectados. A Câmara de Vereadores, constitucionalmente é um poder independente, semelhante ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas, cada um no seu nível. Vereadores despreparados ou desonestos e interesseiros é que transformam muitas Câmaras de Vereadores em extensão da cozinha do prefeito.
Num município tanto são importantes os vereadores da base do prefeito, ou seja, da situação, como os vereadores da oposição. Os da situação devem ajudar o prefeito mostrando o que está errado e sugerindo correções, além de votarem nas matérias que ajudem honestamente a administração. Os vereadores da oposição, como não tem fácil acesso ao prefeito, têm que denunciar as coisas erradas, na tribuna ou na imprensa, e sugerir solução para elas, votar contra as matérias que não beneficiem a população, votar favorável às matérias que beneficiam o povo de modo geral. No caso de o prefeito não corrigir as coisas erradas denunciá-lo na imprensa, denunciá-lo ao Ministério Público ou tentar aprovar a sua cassação de mandato.
Essas são ações que os bons vereadores podem desempanhar, estejam de um lado ou do outro.
Por isso é importante que você escolha um bom vereador. Esteja ele do lado do seu candidato a prefeito ou do lado da futura oposição. Um bom vereador ajudará o seu prefeito, em qualquer lado que esteja, por isso essa escolha é da maior importância. Portanto, evite votar em qualquer aventureiro que é capaz de tudo para se eleger e que só quer se arrumar, não estando nem aí, para o interesse da população do município como um todo.
Um bom vereador sempre será aquele que é independente, tem a vida organizada e que não precisa viver atrás de obter vantagens pelo fato de ser vereador. A única coisa que um bom vereador deve lutar para conseguir é o reconhecimento popular pelo seu trabalho.
Hoje temos uma oposição pequena na nossa Câmara, mas todos tem condições de se reeleger por que desenvolveram um bom trabalho nestes três anos e meio de mandato. Na situaçao talvez tenhamos um número semelhante, portanto precisamos renovar mais da metade da nossa Câmara de Vereadores. E para essa renovação precisamos de que você saiba escolher bem. Nâo é escolher qualquer um. É escolher bons candidatos. Na lista dos diversos partidos tem candidatos bons suficientes para fazer uma renovação boa em 6 de outubro. Tenha, portanto todo cuidado não hora de escolher o seu vereador.