(Blog do Jordan Bezerra, em 15/08/2024)
Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Blog do Jordan Bezerra recebeu o depoimento do médico Dr. Umberto Júnior, coordenador do curso de Medicina do UNIFIP, celebrando importantes marcos na história da instituição. O Centro Universitário de Patos está comemorando 60 anos de contribuição à educação, não só no município, mas em toda a Paraíba e no Nordeste. Em paralelo, o curso de Medicina atinge a marca de 10 anos de existência, formando centenas de profissionais que estão fazendo a diferença na região.
“É motivo de muita alegria para todos nós que fazemos o curso de Medicina estarmos numa instituição que tem uma história tão significativa na educação. Já formamos nove turmas e colocamos mais de trezentos profissionais no mercado de trabalho, todos desempenhando suas atividades com excelência. Alguns seguiram para a residência médica, outros estão atuando na linha de frente da saúde. Patos e a região são diferentes depois da criação do curso de Medicina”, afirmou o Dr. Umberto.
O impacto do curso de Medicina no município se tornou ainda mais evidente durante a pandemia, quando os PSFs (Postos de Saúde da Família) de Patos foram mantidos em funcionamento, em grande parte, pelos residentes de Medicina de Família e Comunidade do UNIFIP. “Foi um trabalho fantástico que fez toda a diferença. A maioria desses residentes são egressos do nosso curso de Medicina. Eles garantiram o funcionamento de mais de cinquenta por cento dos postos de saúde de Patos”, destacou o médico.
Além disso, o UNIFIP conta com o Hospital Day, que completa quatro anos de funcionamento. O hospital presta serviços de extrema relevância social, atendendo a terceira macrorregião, que engloba mais de 89 municípios. Parte das consultas são gratuitas, enquanto outras têm um custo acessível, tornando o atendimento de qualidade disponível para a população de menor renda.
“Entendemos a importância do Hospital Day como uma ferramenta para proporcionar serviços de excelência à comunidade”, disse o Dr. Umberto.
O curso de Medicina do UNIFIP também tem sido reconhecido a nível nacional. A instituição recebeu o selo cinco estrelas da Folha de São Paulo, sendo a única faculdade do Norte e Nordeste a conquistar essa distinção.
“Temos muito o que comemorar, mas também muito ainda por fazer. Estamos comprometidos em continuar oferecendo profissionais de qualidade para a sociedade. Aproveito para parabenizar a todos que fazem o UNIFIP e o curso de Medicina. Somos uma grande engrenagem e temos como capitão o nosso reitor, João Leuson, que nunca mediu esforços para investir nas melhorias da instituição”, concluiu o Dr. Umberto Júnior.