Para os trabalhadores que já recebem acima do piso, o aumento será de 4%.
Em entrevista à Rádio Espinharas nesta sexta-feira (16), José Sales Martins, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Patos, discutiu os principais pontos da nova convenção coletiva de trabalho, que definiu o novo piso salarial da categoria. A convenção, que seguirá para homologação no Ministério do Trabalho, abrange uma série de cláusulas que vão além do reajuste salarial, envolvendo questões que afetam diretamente as condições de trabalho dos comerciários.
O acordo estabelece um reajuste salarial de 5,1%, elevando o salário comercial para R$ 1.540,00. Para os trabalhadores que já recebem acima do piso, o aumento será de 4%. José Sales Martins destacou que o objetivo da convenção não é apenas o ajuste salarial, mas também a negociação de diversas outras cláusulas importantes para a categoria.
Entre os pontos negociados, a manutenção do dia do comerciário na segunda-feira de Carnaval foi reafirmada, garantindo um dia de descanso para a categoria. Além disso, ficou definido que os trabalhadores que atuarem em domingos e feriados receberão uma diária adicional de R$ 60.
O presidente do sindicato ressaltou ainda que algumas grandes empresas preferem aguardar a homologação da convenção para implementar os novos pagamentos. No entanto, muitas outras empresas menores já iniciaram a aplicação dos termos definidos, inclusive os reajustes salariais e o pagamento das diárias de domingo e feriado.