CORRUPTÍVEL E CORRUPTOR

By | 20/08/2024 9:08 pm

 

“Métodos vis podem nos conduzir ao poder; mas, não à glória!”

(Misael Nóbrega de Sousa, jornalista, professor e futuro vereador)

A antecipação do voto é uma ação democrática e de livre iniciativa; mas, as vezes, temerária. As passeatas, por exemplo, são um atentado ao processo eleitoral. É quando os partidos usam os eleitores como escudos. A rua era para ser palco apenas das indignações – Ali, as verdadeiras manifestações. Devíamos combater a opressão, não nos rebaixar em troca de um favor pessoal.

Toda aparição política é financiada com dinheiro público. Prevalece quem tem uma maior estrutura de campanha. O marketing, por exemplo, agiganta os homens… – E fixa na mente do eleitor um conceito de fácil assimilação na tentativa de calar a verdadeira voz rouca das ruas. Naquelas bandeirinhas espalhadas pelos logradouros está estampada a cara do povo.

É sabido que o Estado se relaciona/responde à pressão ou à ausência de pressão social. Mesmo técnico, padronizador e uniformizador, – o plano de governo ainda é plataforma de balizamento, mas ninguém mais parece querer debater propostas. Até mesmo a propaganda gratuita e os debates midiáticos no rádio e na televisão, além de outras divulgações permitidas por lei, deveriam ser melhor aproveitados; mas, não! A resistência está entregando os pontos.

Na relação com a urna, apenas o silêncio. – Porém, o quanto somos independentes? Votar é uma luta. E negar isso é vender a própria consciência. Não há inocentes na política… – Corruptíveis e corruptores agem livremente. O processo é que está podre. “Santinhos” em profusão revoam à esquina numa inusitada confluência de legendas. Na varrição costumeira da manhã seguinte, o destino é a lata do lixo.

 

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *