(Ouça o áudio da matéria)
(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 20/08//2024
Muita gente encara eleição como uma farra, como um jogo de futebol. Uma época de “toma-lá-dá-cá” que se tem de aproveitar.
Estamos tentando aproveitar este periodo pré-eleitoral, para falar um pouco sobre a importância das eleições, na vida da gente. Hoje pretendemos falar sobre a importância das eleições na educação dos nossos filhos. E sobre como é importante escolher um bom prefeito para que nossos filhos tenham a educação de que precisam.
Diz a sabedoria popular que quem bota pobre prá frente é estudo e topada. Sou filho de pobre, mas consegui estudar e hoje estou formado e gozo de duas merecidas aposentadorias, de empregos conquistados através do estudo.
Por outro lado, conheço muitos filhos de ricos, que não se interessaram pelo estudo e hoje não têm nem uma aposentadoria decente.
No meu tempo, a gente aprendia as primeiras letras em casa ou em escolinhas particulares que nossos pais pagavam como podiam. O curso primário era feito no Rio Branco ou no Coriolano, grupos escolares do Estado. O problema era seguir nos estudos fazendo o ginasial. Em Patos, tinha o Diocesano e o Cristo Rei, escolas pagas, onde só filho de rico tinha condições de estudar. Lá em casa éramos três. Eu fui para o seminário e lá fiz o ginásio. Uma irmã minha foi estudar em Timbaúba (PE) onde uma tia nossa era diretora num colégio de freiras e conseguiu o ensino para ela. Nós dois fizemos o científico já no Colégio Estadual de Patos e terminamos nos formando. A outra irmã com muita dificuldade fez um curso para se tornar professora.
Hoje, a administração municipal tem várias escolas onde oferece a primeira fase do ensino fundamental, o Estado oferece a segunda fase do fundamental e o segundo grau. Para o curso superior tem escolas estaduais, federais e particulares, estas últimas mais para quem tem condições de pagar.
O primeiro grau, antigo curso primário, é muito importante, pois só um curso bem feito dá condições de fazer uma boa segunda fase e se habilitar para um segundo grau, Neste você pode adquirir uma profissão ou se preparar para o vestibular para se tornar “doutor”, formado em faculdade. Um curso fundamental mal feito pode prejudicar toda a possibilidade de você concluir um curso profissionalizante ou de se formar. Por isso, todo pai de familia deve ficar atento a qualidade do ensino que seu filho recebe já na escola primária, na escola do município.
Um prefeito que ofereça boas escolas, com professores que gostem de educar seus alunos e que lhes dêem todas as condições de aprendizado, será fundamental para a educação e para o futuro dos seus filhos.
Hoje você pode ter tudo na escola municipal: fardamento, livros, alimentação, esportes e o estudo propriamente dito. No meu tempo só tinhamos o ensino e graças a Deus tínhamos professoras dedicadas, verdadeiras mães, que cuidavam de nós com todo o carinho. Mas não tínhamos nem um lanche. Filho de pobre o mais que levava de casa era uma cocada ou uma banana. E às vezes, nem isso.
Um prefeito que não proporcione todo o apoio para os alunos de suas escolas, não é um bom prefeito. Fuja dele.