Brother Construtor tem registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral (confira comentário nosso)

By | 29/08/2024 3:10 pm

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou impugnação ao registro da candidatura alegando que Brother é inelegível.

(Airton Alves, no Vicente Conserva 40 graus, em 28/08/2024)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A juíza da 28ª Zona Eleitoral de Patos, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, indeferiu o registro de candidatura a vereador de José Edmilson Rodrigues da Silva, conhecido por Brother Construtor (Federação PSDB-CIDADANIA), em acordo com o pedido de indeferimento apresentado em ação pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), e em conformidade com o entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE), através do promotor Diogo D’arolla Pedroza Galvão.

A magistrada, analisando os autos, entendeu que de fato o pré-candidato é inelegível conforme argumentou os impetrantes, e desta forma, não pode postular a uma vaga na Câmara de Municipal de Patos.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou impugnação ao registro da candidatura (AIRC) alegando que Brother é inelegível pois: é criminalmente condenado por órgão colegiado por crime contra a administração pública; cumpriu pena decorrente de condenações criminais na guia de execução penal. A legenda sustenta que ao analisar os processos criminais que adornam o histórico do pré-candidato, “conclui-se que o mesmo possui condução aproximada de 27 anos e 10 meses, pela prática de crimes de roubo, receptação, cerca de 30 condutas de estelionato previdenciário com fraude a documentos públicos e lesão ao erário, bem como ofensas ao patrimônio particular de terceiros. Todos esses fatos denotam a INELEGIBILIDADE do pré-candidato.”

A defesa de Brother deu juntada a todas as certidões criminais exigidas. No entanto, o Ministério Público Eleitoral opinou para procedência da impugnação apresentada, haja vista a existência de condenação pelo crime do art. 171,§3º do Código Penal proferida por órgão colegiado (TRF5) com subsequente indeferimento do registro da candidatura de José Edmilson Rodrigues da Silva.

Já a magistrada em sua decisão disse:

“Verifica-se que não há dúvidas de que os delitos contra a ordem administração pública inserem-se nas previsões legais de inelegibilidade, pelo que se impõe o acolhimento da impugnação.

ISTO POSTO, Acolho a impugnação ofertada, pelo que INDEFIRO o pedido de registro de candidatura de JOSE EDMILSON RODRIGUES DA SILVA para concorrer ao cargo de Vereador pela Federação PSDB CIDADANIA – PSDB/ CIDADANIA, em face da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, e, 1, da LC nº 64/90 c/c art. 15, III, CF (condenação criminal transitada em julgado nos autos nº 000122798.2011.4.05.8201.”

Comentario nosso – Apesar de não conhecermos pessoalmente o Brother Construtor, nós prevíamos esta possibilidade de tentativa de impugnação de uma sua candidatura, não pelos fatos que embasaram a decisão judicial, mas pela intensa propaganda que ele vem fazendo, inclusive com a distribuição de muitos benefícios com a população da região. Já havíamos inclusive comentado o assunto. A surpesa para nós foi a vasta relação de motivos considerados pela Justiça para a sua impugnação. Se estes motivos estiverem devidamente comprovados, dificilmente ele verá prosperar qualquer tipo de recurso, sendo jogar dinheiro fora qualquer tentativa neste sentido. A impugnação de sua candidatura vai provocar um desfalque na Federação pela qual se candidatara, a não ser que indique alguém para quem consiga transferir os compromissos de votos que já havia conseguido. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *