Ouça áudio da matéria
(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 29/08//2024.
Muita gente encara eleição como uma farra, como um jogo de futebol. Uma época de “toma-lá-dá-cá” que se tem de aproveitar.
Estamos tentando aproveitar este periodo pré-eleitoral, para falar um pouco sobre a importância das eleições, na vida da gente.
Um bom prefeito tem condições de incentivar os empresários locais a criarem mais oportunidades de trabalho em nossa cidade, para evitar que nossos filhos tenham que ir procurar trabalho pelo mundo afora. A mesma coisa ele pode fazer para atrair empresas de fora para vir se instalar em nossa cidade, com empresas que também gerem empregos para nossos filhos.
Basta ver como é importante a existência em Patos de empresas como a Indústria e Comércio de Bolas e Chuteiras Carreiro, o Engarrafamento Coroa, o Moinho Patoense, o Guedes Supermercado, o Guedes Shopping Center,os Armazém Paraíba que empregam cerca de dois mil patoenses, além dos empregos indiretos que geram. O Queiroz Supermercados, o Atacadão, o Mateus, o Patos Shopping, que também criaram milhares de empregos em Patos. Isto sem contarmos com centenas de empresas de menor porte que oferecem milhares de outros empregos. Precisamos de um prefeito que incentive empresas que criem milhares de outros empregos que absorvam a nossa mão-de-obra e impeçam que nossos filhos vão “ralar” lá fora em busca de oportunidade de trabalho, muitas vezes se perdendo nas esquinas da vida.
Precisamos de um prefeito que faça funcionar plenamente as nossos escolas municipais de ensino infantil e fundamental, para que os nossos filhos tenham uma boa base para se prepararem para uma profissão que não faça deles um profissional frustrado, que não esteja preparado para disputar um bom emprego na vida adulta. Sem uma boa base, nossos filhos nunca terão uma educação de qualidade.
Precisamos de um prefeito que faça funcionar integralmente as nossas UBS, a Atenção Básica de Saúde, com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemia, dedicados e produtivos para cuidar da saúde básica da população. Que tenhamos UPAS bem equipadas onde nada falte para o atendimento de urgência à nossa população e de um SAMU que proporcione um Atendimento Móvel de Urgência que atenda com a maior rapidez possível os chamados para atendimentos de urgência.
Mas precisamos também de vereadores que sejam vigilantes e operosos na observação de quais são as necessidades da população e na cobrança das ações da administração municpal para a solução dos problemas do nosso povo. O vereador não é eleito para ser um “puxa-saco” do prefeito, nem para ser aquele crítico sistemático, que só faz falar da administração sem sugerir solução para os problemas que existem na comunidade. Vereador tem que ver o que falta e sugerir o que pode ser feito para sanar o problema.
E para isso tanto devem contribuir o vereador do partido do prefeito, como o vereador de oposição. Ambos são importantes em qualquer município. Por isso é importante sabermos escolher os vereadores. Quanto melhores os vereadores forem mais a cidade tem condições de ser melhor administrada. Dos atuais vereadores da bancada do prefeito podem ser aproveitados quatro ou cinco, enquanto que na bancada da oposição, praticamente todos eles “deram conta do recado”. Mas ainda precisamos de uns dez bons vereadores para melhorar o nível da nossa câmara. Entre os atuais candidatos há bons nomes suficientes para melhorar o nível da nossa câmara e nós precisamos urgente de fazer isso.