Eleição é coisa séria – 5ª parte

By | 03/09/2024 8:00 am

Ouça o texto

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 03/09//2024.

Registradas as candidaturas de prefeitos e vereadores, temos que começar a examinar quem são os candidatos ideais, para um cargo ou para o outro.  Nós teremos duas situação diferentes, tanto no caso de prefeito, quanto no caso de vereador. Uns são candidatos à reeleição outros são novatos. E há os que já foram e querem voltar a ser.

Para o candidato de qualquer tipo, a primeira coisa que precisamos examinar é qual a sua história de vida. Se tem sido um cidadão sério e honesto nas atividades que tem exercido. Se tem sido uma pessoa comprometida com os problemas da comunidade, se tem batalhado para melhorar a condição de vida dos  moradores da cidade. Se tem alguma atividade produtiva em benefício da comunidade. Fuja de aventureiros que chegam “oferecendo mundos e fundos”, garantindo abrir mão dos vencimentos para doar aos pobres e outras coisas deste tipo. E é importante saber se tem alguma ocupação ou se está aventurando fazer da política um meio de vida. Fuja sempre dos profissionais de política. Que nunca foram nada a não ser políticos ou cabos eleitorais.

Se alguém já ocupou ou ocupa o cargo para o qual é candidato agora, procure saber como ele exerceu o cargo que ocupou anteriormente. Se ele exerceu o cargo com independência e honestidade, se cumpriu tudo o que prometeu enquanto candidato. Se merece realmente uma nova oportunidade.

Se alguem é candidato pela primeira vez ou se não obteve sucesso em tentativas anteriores, procure saber da sua história de vida. O que fez na vida, se é um cidadão sério em que se pode confiar. Se tem algum serviço prestado à comunidade que não seja exclusivamente visando ganhar dinheiro. E, antes de tudo se está preparado para a função que pretende exercer. Uma qualidade imprescindível, por exemplo,  no vereador, é se ele é uma pessoa independente, se não vive sujeito ao cabresto de alguém e se vai ter posições e decisões independentes, no caso de conseguir se eleger para a Câmara.

Nós precisamos de vereadores capazes de fiscalizar a administração municipal. De encarar o prefeito e cobrar dele medidas que sejam de interesse da população em geral e não apenas dos seus “puxa-sacos” e cabos eleitorais. Precisamos de vereadores que tenham independência política, sejam do partido do prefeito ou do partido de oposição ao prefeito. Precisamos de vereadores decentes dos dois lados.  Uns para ajudar o prefeito com boas ideias e outros para fiscalizá-lo com relação às medidas e decisões que toma. Só assim, a administração vai funcionar integralmente em beneficio da população.

Aqui queremos reforçar a nossa luta contra os profissionais da política. Tem gente que só se candidata para ganhar dinheiro de todas as maneiras possíveis. Prefeitos que fazem contratos com valor acima do normal, para receber uma parte em comissão, seja em licitações, seja em compras de produtos, seja em realização de obras. Vereadores que cobram um mensalão do prefeito para apoiá-lo ou um “cala-boca” em cada votaçao importante, Ou aquele que enche a prefeitura de cabos-eleitorais que utilizam depois para fazerem “rachadinhas”. Um teste que vale tanto para prefeitos quanto para vereadores. Ele ficou mais rico depois que entrou na política, sem ter recebido herança, ganho na loteria ou casado com  mulher rica? Alguém só enrica na política se for com maracutaias, se for de forma desonesta. Fuja deles.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *