(Blog do Jordan Bezerra, em 03/09/2024)
O parecer do Ministério Público Eleitoral contra qualquer tipo de censura. O que também decidiu por meio do julgamento a juíza Vanessa Moura Pereira que não houve propaganda eleitoral negativa contra o candidato e atual prefeito da cidade de Patos, Nabor Wanderley, veiculada pelos jornalistas Jordan Bezerra e Marcelo Negreiros.
A decisão judicial foi de que a matéria veiculada e denunciada pelo gestor Nabor Wanderley continha apenas fatos jornalísticos. Tanto o jornalista Jordan Bezerra, representando o portal de notícias Blog do Jordan Bezerra, como Marcelo Negreiros, representando o Blog do Marcelo Negreiros, foram inocentados da acusação da coligação do Republicanos.
Segundo a sentença declarada, não é qualquer crítica direcionada a um candidato que pode ser considerada propaganda eleitoral, sob pena de ofensa à liberdade de expressão. Veja:
“Analisando a notícia veiculada, verifica-se que a mesma teve conotação jornalística, não havendo excesso punível”, diz trecho da decisão.
Comentário nosso – Tem gente acostumada a enganar o povo com mentiras e que se incomoda quando a verdade os desmascara. E neste caso só lhes resta recorrer à Justiça na tentativa de calar quem divulga a verdade. Já sofri destas tentativas mais de dez vezes ao longo dos anos, sofrendo processos onde a verdade prevalecia pois a Justiça me deu razão. Jornalista que fala a verdade não tem o que temer. A verdade sempre prevalece. Enquanto inúmeros colegas se deixam calar com “tapinhas nas costas” ou pequenas “sinecuras” (assessoriaszinhas de centenas de reais), muita gente “lava-a-burra” às custas do dinheiro do povo. Parabéns aos colegas que fazem jornalismo independente. Ainda bem que vocês existem para o bem da categoria. (LGLM)