TRE começa a julgar candidatura de Chico Mendes, mas relator vota por indeferimento (confira comentário nosso)

By | 05/09/2024 4:16 pm

Juiz Bruno Teixeira é o relator do caso

(Pleno Poder, no Jornal da Paraíba, em 05/09/2024)

 TRE começa a julgar candidatura de Chico Mendes, mas relator vota por indeferimento
Chico Mendes

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba começou a julgar ontem o pedido de registro de candidatura do deputado estadual e candidato a prefeito de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB). Ele teve o registro liberado em primeiro grau, mas houve recurso do Ministério Público Eleitoral questionando o registro.

A ação questiona um possível terceiro mandato de prefeito consecutivo de Mendes. É que ele foi eleito prefeito de São José de Piranhas em 2016 e reeleito em 2020.

Em 2022 renunciou ao cargo para disputar uma cadeira na Assembleia e foi eleito.

Na sessão de ontem o juiz Bruno Teixeira, relator do processo, votou pelo indeferimento do registro. Ele considerou que os motivos do afastamento do cargo, em 2022, são indiferentes – tendo existido a continuidade dos mandatos.

A tese do magistrado é semelhante ao que foi respondido pelo TSE, ao responder uma consulta feita por um partido político recentemente.

O julgamento de ontem foi suspenso no TRE após um pedido de vista do desembargador Oswaldo Trigueiro.

Mendes tem até o dia 16 de setembro para decidir se mantém a candidatura ou se o partido o substitui. A tendência é de que ele mantenha-se candidato, mesmo diante da batalha judicial. Os advogados do socialista continuam confiantes. Eles dizem que a definição ficará para os Tribunais Superiores (TSE e STF).

Comentário nosso – Em nossa humilde opinião, o deputado é inelegível. Ele foi prefeito por dois mandatos de prefeito e estaria pleiteando um terceiro mandato de prefeito o que é impossível perante a legislação. E há pronunciamentos recentes dos Tribunais neste sentido. A nosso ver estão perdendo uma excelente oportunidade de trocar de candidato. Se não têm nenhum com condições de substituir Chico Mendes ou conformem-se com a derrota prévia ou gastem a fortuna que têm para investir, para ajudar o povo de Cajazeiras,  “ferrando o boi, e votando no padre”, com dizia o saudoso Padre Levi, muito querido pelos cajazeirenses. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *