Vereadora Fatima Bocão presta homenagem emocionante ao pai, Chico Bocão, em sessão da Câmara Municipal (confira comentário nosso)

By | 05/09/2024 2:55 pm

A vereadora reconheceu a importância do trabalho de Chico Bocão, enfatizando o quanto ele lutou e contribuiu para o desenvolvimento de Patos ao longo de sua carreira.

(Girleide Vilar, no Patos Online, em 05/09/2024)
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira, 3 de setembro, a vereadora Fátima Bocão prestou uma homenagem ao seu pai, o ex-vereador Chico Bocão, falecido há uma década. Em um discurso emocionado, Fátima expressou o quanto ainda sente a falta do pai, afirmando que a saudade “dói como se fosse o primeiro dia”.

Durante sua fala, a vereadora destacou o legado de Chico Bocão, enfatizando o respeito e carinho que seu nome ainda evoca na comunidade de Patos. “Ele sempre se importava e colocava as pessoas em primeiro lugar”, lembrou Fátima, ressaltando a dedicação e o empenho de seu pai em prol da cidade. A vereadora reconheceu a importância do trabalho de Chico Bocão, sublinhando o quanto ele lutou e contribuiu para o desenvolvimento de Patos ao longo de sua carreira.

A homenagem serviu não apenas para recordar a trajetória de Chico Bocão, mas também para reafirmar o compromisso da família com os valores e a visão que ele promoveu durante seu tempo como vereador.

Ouça abaixo:

Vereadora Fátima Bocão – Áudio: Câmara Municipal, com edição de Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM

Comentário nosso – Conheci Chico Bocão em 1961, época em que trabalhava no Armazém do Leão, do seu primo, Inácio do Leão, onde Chico ia com frequência. Em 1963, seu Inácio reuniu os empregados , na presença de Chico e comunicou que o primo era candidato a vereador e pediu o voto de todos. Como todos gostavam de Chico e seu Inácio era um patrão que não podia existir melhor, acredito que todos votaram em Chico. Eu não votei porque não completara ainda os dezoito anos e naquela época só se tirava o título depois de completar os dezoito anos. Mas continuamos amigos até sua morte. Meu primeiro voto municipal foi em 1968, em Ribamar de Brito, meu colega como professor no Colégio Estadual e àquela época já colega no Banco do Brasil. A homenagem que Fátima faz a seu pai é das mais merecidas. Chico foi talvez muito mais do que ela disse. Numa época em que não havia assistência social e a saúde era muito precária, Chico Bocão cuidava da saúde e providenciava o enterro dos que morriam. Era incansável na assistência não só dos seus eleitores, mas do bairro todo e de todos que recorriam a ele.  “Em tom de gozação se dizia que Chico levava as mulheres para a Maternidade e só saia de perto quando a entregava em casa junto do bebê”.  Talvez tenha sido o melhor dos nossos vereadores, muito diferente dos meros aproveitadores de hoje. E o nome Bocão deve continuar na nossa Câmara, numa homenagem a Chico. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *