José Lima estará na Festa da Padroeira de Patos na Paraíba

By | 11/09/2024 6:24 pm

(Damião Lucena, jornalista e historiador, em 11/09/2024)

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia de Patos, a maior celebração religiosa do sertão da Paraíba, realizada entre 14 a 24 de setembro e, neste ano, iluminada pelo tema “Maria, virgem jovem, peregrina conosco em oração”, terá como uma das novidades uma mostra da arte de José Lima, o autor da pintura decorativa da Catedral que foi realizada entre os anos de 1949 a 1951.

Com destaque para a principal temática do artista plástico, os elementos e a arte sacra dos interiores e particulares de diversas igrejas retratadas, entre as obras expostas estará um quadro especial que, em meios às comemorações, terá a sua valia destinada às obras da Paróquia. Executada em 1954 e retratando o Santo Papa Pio X, a tela foi um presente de José Lima para o Monsenhor Afonso Medeiros Chaves, religioso que muito atuou no Estado de Sergipe. Colocada em disponibilidade, a tela foi adquirida pelo sobrinho responsável pelo acervo documental e site oficial do artista plástico, José Pedro de Brito Filho, para compor a exposição e ser leiloada durante a festa. Parte da história do autor, do presenteado, de Sergipe e, agora, de Patos na Paraíba, o arrematante estará adquirindo muito mais que uma obra de arte.

Considerada um dos marcos da grandiosa arte de José Lima, com mais de 200 m² de pintura decorativa, a Catedral de Patos foi uma das seis igrejas que receberam a assinatura do artista. Durante os 10 dias da festa, devotos e devotas celebrarão aquela que é três vezes padroeira: padroeira da Catedral de Nossa Senhora da Guia, padroeira da Diocese de Patos e padroeira da cidade de Patos, e também poderão conhecer outras obras do autor do maior monumento sacro do sertão paraibano.
[15:46, 11/09/2024] Damião Lucena – colega e amigo: A exposição será no Salão Paroquial, ao lado da Catedral

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *