Não custa nada falar a verdade!

By | 13/09/2024 7:00 am

Ouça o áudio

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 13/09//2024.

Temos que analisar com cuidado o que dizem os candidatos nos seus programas e publicidades eleitorais. Por que muitos não dizem a verdade ou só dizem meias verdades.

Vamos nos ater aqui aos candidatos a prefeito, que têm mais tempo disponível. É importante que eles digam quem foram e quem são. Um pouco da sua história de vida.

Se pretendem à reeleição que digam o que fizeram no atual mandato. Antigo ou novato devem mostrar o seu programa de governo para os próximos quatro anos.

Mas em tudo que for dito nunca devem se afastar da verdade. E evitar as chamadas meias verdades.

A atual administração de Patos está sendo conhecida, como a gestão das obras inacabadas. E o candidato só fala em obras que ainda não terminou.

Mas o pior são as chamadas meias verdades. Ele diz que o futuro de Patos é brilhante e fala nas obras do Aeroporto, do Hospital de Traumas e de um Centro de Convenões. Só esquece de dizer que nenhuma destas obras é obra sua. O Aeroporto está sendo reformado pelo Governo do Estado com recursos do Governo Federal. O hospital de Traumas, uma obra que ainda não começou, é de iniciativa do Governo Estadual e também depende de recursos do Governo Federal. E, pelo que soube, o Centro de Convenções de que fala o prefeito não seria uma obra nova, mas uma reforma no primeiro andar do Rodoshopping, hoje abandonado, a ser feita também pelo Governo Estadual.

Não sei quanto dinheiro já conseguiram para a construção do Hospital de Traumas, que deverá custar uns cinquenta milhões de reais, o que mais ou menos custou o Traumas de Campina Grande. Parece que não há grande interesse do grupo Motta com a construção deste hospital, pois pelo recursos anunciados para ele no fim de 2022, Hugo Motta só destinara dois dos seis milhões e meio destinados para o Hospital, quando destinara dezenas de milhões para obras em outros municípios.

A propaganda da atual administração deve procurar ser mais correta nas suas informações sob pena de terminar de  perder a credibilidade. O povo está cada vez mais bem informado, conta com a imprensa independente e com as redes socias, principalmente com os blogs e grupos que merecem alguma confiança de quem os ouve e vê. Sabemos que ainda há muitas “fakes news”, mas aos poucos os internautas vão descobrindo quem fala a verdade e quem mente descaradamente.

Os programas eleitorais precisam ser bem elaborados, pois a internet colocou à disposição do público portais, blogs e redes sociais, cujas informações são testadas e contestadas. Programas de rádio têm ouvintes participantes que contestam as notícias que não merecem crédito. Hoje temos um eleitor muito mais esclarecido. Podem até não votar conscientemente, por serem levados   por motivos pessoais, mas não podem reclamar da falta de informação. Há muitas “fake news” no ar, mas o internauta está ficando cada vez mais esperto para distinguir o que é verdade e o que é mentira.

Por isso não custa nada falar a verdade, para não ser flagrado em mentira e levar a pecha de mentiroso. Os políticos estão com a credibilidade lá em baixo, por suas atitudes e por seus comportamentos, enquanto representantes do povo, A eleição municipal  vai servir de teste para as eleições futuras. Se os políticos vão recuperar uma parte desta credibilidade ou vão se enterrar cada vez mais, só o futuro dirá.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *