PF faz operação que investiga desvio de emendas de Hugo Motta (confira comentário nosso)

By | 13/09/2024 2:05 pm

Relatório aponta indícios de conluio entre licitantes, superfaturamento e manipulação de planilhas

 

(Tácio Lorran e Manuel Marçal, na coluna de Tácio Lorran, no Metrópoles, em 
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Hugo Motta

A Polícia Federal deflagrou operação na manhã desta quinta-feira (12/9) que investiga o desvio de recursos públicos enviados pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.

O contrato, cujo valor inicial foi de R$ 5,1 milhões, foi firmado pela Prefeitura de Patos, atualmente comandada pelo pai de Hugo Motta. A obra tem como objeto a restauração da Alça Sudeste e da Avenida Manoel Mota no município paraibano.

Os pagamentos foram feitos com recursos do Orçamento Secreto, declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em razão da falta de transparência, Hugo Motta não aparece como autor dos repasses. Porém, declarações do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos-PB), pai do parlamentar, revelam quem indicou a verba.
Reprodução/ InstagramPrefeito de Patos, Nabor Wanderley anuncia obras com recursos do deputado federal Hugo Motta
Prefeito de Patos, Nabor Wanderley anuncia obras com recursos do deputado federal Hugo Motta

“Essa é mais uma importante obra de mobilidade urbana que está sendo realizada em nossa cidade graças aos recursos conseguidos pelo deputado federal Hugo Motta”, escreveu Nabor Wanderley, ao anunciar o início da obra, em dezembro de 2021, nas redes sociais.

O contrato foi assinado no âmbito de um convênio entre o antigo Ministério do Desenvolvimento Regional e a Caixa Econômica Federal.

Só em emendas individuais, Motta já enviou R$ 10 milhões à prefeitura do pai, conforme revelou a coluna.

De acordo com relatórios de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), foram identificados indícios de conluio entre licitantes, cláusulas restritivas de concorrência no edital, superfaturamento em aditivos contratuais e manipulação de planilhas.

Comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder por crimes como frustração do caráter competitivo, pagamento irregular em contrato administrativo, peculato, crimes tributários e lavagem de capitais.

Comentário nosso – Depois de escolhido por um grupelho de deputados influentes na Câmara Federal, capitaneados pelo presidente a Casa, deputado Artur Lira, como um presidente que possam manobrar à vontade, Hugo Motta passa a servir de alvo para os adversários, a ponto de uma simples operação para investigar desvios de recursos das emendas parlamentares em Patos, ganhar as manchetes nacionais. Em tempos de emendas do orçamento secreto direcionadas para a admnistração do próprio pai, o deputado Hugo Motta, passa a gozar de uma indesejável notoriedade. E a operação da PF vem numa hora incômoda para mostrar que nem tudo são flores na administração municipal, como apregoa o “cordão dos puxa-sacos”. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *