Em Patos: Médica terá que devolver valores por não prestar expediente em UBS (confira comentário nosso)

By | 21/09/2024 10:39 am

Assessoria de Josmá

Em Patos: Médica terá que devolver valores por não prestar expediente em UBS.

 

Uma fiscalização feita por auditores do Tribunal de Contas do Estado à Unidade Básica de Saúde Osman Ayres de Araújo, nos dias 19 a 21 de agosto, constatou a veracidade da denúncia feita pelo vereador Josmá Oliveira, dando conta de várias irregularidades existentes naquele Unidade de atendimento médico/odontológico à população.

Segundo o parlamentar da oposição, “a situação do posto médico Osman Ayres é realmente crítica,  variando da ausência de funcionários à precária situação do local, carecendo de medidas sanitárias urgentes por parte da prefeitura municipal”.

Pelo que a auditoria comprovou, a médica Selma Gomes da Silva não se encontrava no local e, ao contrário, alguns funcionários estavam deitados, “esperando o tempo passar”, enquanto na sala de atendimento não existia nenhum paciente; isso porque a referida profissional de saúde tinha se ausentado, fato que, segundo a denúncia do vereador Josmá Oliveira, já há algum tempo vinha ocorrendo.

E entre as várias irregularidades, os auditores assinalaram:

1- Precariedade da unidade;

2- Inexistência de extintores;

3- Falta de medicamentos;

4- Inexistência de Alvará da Vigilância Sanitária;

5- Inexistência de material de limpeza;

6- Inexistência de Certificado de dedetização;

7- Inexistência de recipiente para coleta de resíduos hospitalares;

8- Sala de esterilização ( inexistente).

9- Acessibilidade para pessoas especiais;

10- Bebedouro sem funcionamento;

11- Ausência de banheiro para pessoas especiais;

12- Escala de profissionais acessível ao público.

Além do fato, a auditoria do Tribunal de Contas constatou a falta de odontólogo, e ainda assinalando que a sala destinada à saúde bucal se encontrava em péssima condição, inviabilizando esse atendimento, caso houvesse profissional para trabalhar.

Diante dos negativos fatos apontados, a auditoria do TCE determinou que a prefeitura de Patos tome, com urgência, as medidas que se fazem necessárias, enquanto a médica Camila Gomes Silva restitua todo o dinheiro recebido de forma indevida, acontecendo o mesmo com as enfermeiras Anayde Selma Marcelino Ferreira Andrade e Levina Mayara de Araújo Vieira, embora de maneira proporcional

Ouvido a respeito da grave denúncia, disse o vereador Josmá: “Apenas estou cumprindo minha obrigação, como funcionário do povo de Patos; é inadmissível que um setor básico de saúde se encontre da maneira como se encontra a UBEs Osman Ayres de Araújo, e ainda o fato da ausência de médicos e enfermeiras, sem que nada justique essa atitude, embora saibamos que no governo Nabor Wanderley o certo é se agir errado, como bem demonstram as várias denúncias que fizemos ao longo do nosso mandato parlamentar. Sinto pela médica e pelas enfermeiras, mas sinto ainda mais pelas pessoas que necessitaram se consultar e que encontraram o posto médico entregue às baratas, como foi comprovado pelo atuante Tribunal de Contas do Estado!”

Comentário nosso – Como isso acontece com grande frequência, por que a administração municipal não toma providências semelhantes contra todos os médicos que não comparecem aos seus patrões ou não dão o expediente completo? E por que o Tribunal de Contas só agora tomou providência contra este descaso? Qual punição vai ter a administração municipal, neste caso, por não exercer a fiscalização que deveria vir fazendo? (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *