(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 25/09/2024)
Terminou ontem, no final da tarde (24), aqui na cidade de Patos, a Festa de Nossa Senhora da Guia, nos seus 236 anos de muita fé e religiosidade, com a Procissão e a Missa celebrada na Catedral Diocesana.
Sobre este tradicional evento religioso, o Padre José Joácio Nóbrega, que foi Pároco da Matriz Diocesana de Patos de 2017 a 2023, quando foi transferido para Paróquia de Santana dos Garrotes, PB, prestou o presente depoimento que define muito bem a importância deste grande evento religioso: “A Festa de Nossa Senhora da Guia se confunde com a história da própria cidade de Patos, Paraíba.
Sempre sob a proteção divina e o patrocínio da Virgem Padroeira, cresciam o progresso e a devoção mariana.
Um rápido olhar sobre este Vale das Espinharas podemos constatar que em meio a seca que assola a região e a vocação de um povo forte e trabalhador sobressai a fé e a religiosidade.
O crescimento populacional se traduz numa riqueza incomensurável e, neste sentido passamos de Vila à Cidade, de Paróquia ligada a Diocese de Cajazeiras para sede da Diocese de Patos.
Alegria, esperança, mistura da Cultura expressa na fé do povo simples sertanejo foram e são ingredientes marcantes nestes 236 anos de tradição.
Agora um rápido olhar contemplando nos anais da história encontramos a beleza da “Festa de Setembro”, Patrimônio Cultural e Imaterial de nosso povo.
Seu valor histórico já foi cantado em prosa e verso, narrado, escrito, eternizado na fotografia e transcrito na emoção de cada devoto (a), filho (a) que ao ouvir seu hino entoa com a alma: “E, para Deus dirige os nossos atos, ó Virgem Santa Senhora da Guia!!!”.
A Festa de Setembro foi encerrada ontem (24), onde a Filarmônica 26 de Julho se fez presente tocando antigo dobrados em frente a Matriz. Em seguida aconteceu uma das maiores procissões já vista na Capital do Sertão, sendo a Imagem de Nossa Senhora da Guia carregada durante todo o percurso das avenidas Pedro Firmino, Dom Pedro II e Rua do Prado pelos seus devotos; encerrando no Largo Dom Gerardo, onde foi celebrada a missa, terminando com a descida da Bandeira.
VISITE O PONTO DA HISTÓRIA E ADQUIRA O LIVRETO QUE REGISTRA A EVOLUÇÃO COMPLETA DA FESTA DE SETEMBRO.
+3
Todas as reações:
16
1 comentário
Curtir
Comentar
Enviar