UM REGISTRO HISTÓRICO DA FESTA DA GUIA

By | 26/09/2024 4:36 am
(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 25/09/2024) 
Terminou ontem, no final da tarde (24), aqui na cidade de Patos, a Festa de Nossa Senhora da Guia, nos seus 236 anos de muita fé e religiosidade, com a Procissão e a Missa celebrada na Catedral Diocesana.
Sobre este tradicional evento religioso, o Padre José Joácio Nóbrega, que foi Pároco da Matriz Diocesana de Patos de 2017 a 2023, quando foi transferido para Paróquia de Santana dos Garrotes, PB, prestou o presente depoimento que define muito bem a importância deste grande evento religioso: “A Festa de Nossa Senhora da Guia se confunde com a história da própria cidade de Patos, Paraíba.
Sempre sob a proteção divina e o patrocínio da Virgem Padroeira, cresciam o progresso e a devoção mariana.
Um rápido olhar sobre este Vale das Espinharas podemos constatar que em meio a seca que assola a região e a vocação de um povo forte e trabalhador sobressai a fé e a religiosidade.
O crescimento populacional se traduz numa riqueza incomensurável e, neste sentido passamos de Vila à Cidade, de Paróquia ligada a Diocese de Cajazeiras para sede da Diocese de Patos.
Alegria, esperança, mistura da Cultura expressa na fé do povo simples sertanejo foram e são ingredientes marcantes nestes 236 anos de tradição.
Agora um rápido olhar contemplando nos anais da história encontramos a beleza da “Festa de Setembro”, Patrimônio Cultural e Imaterial de nosso povo.
Seu valor histórico já foi cantado em prosa e verso, narrado, escrito, eternizado na fotografia e transcrito na emoção de cada devoto (a), filho (a) que ao ouvir seu hino entoa com a alma: “E, para Deus dirige os nossos atos, ó Virgem Santa Senhora da Guia!!!”.
A Festa de Setembro foi encerrada ontem (24), onde a Filarmônica 26 de Julho se fez presente tocando antigo dobrados em frente a Matriz. Em seguida aconteceu uma das maiores procissões já vista na Capital do Sertão, sendo a Imagem de Nossa Senhora da Guia carregada durante todo o percurso das avenidas Pedro Firmino, Dom Pedro II e Rua do Prado pelos seus devotos; encerrando no Largo Dom Gerardo, onde foi celebrada a missa, terminando com a descida da Bandeira.
VISITE O PONTO DA HISTÓRIA E ADQUIRA O LIVRETO QUE REGISTRA A EVOLUÇÃO COMPLETA DA FESTA DE SETEMBRO.
+3
Todas as reações:

16

1 comentário
Curtir

Comentar
Enviar

Comentário

Category: Blog Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *