(Blog do Jordan Bezerra, em 27/09/2024)
Um morador de Santa Terezinha enviou ao Blog do Jordan Bezerra, na tarde desta sexta-feira, dia 27 de setembro, um vídeo que mostra o desperdício de água no Açude Capoeira, em Santa Terezinha. Hoje faz exatamente 50 dias que a comporta está totalmente aberta, jogando água fora.
A comporta do manancial foi aberta no dia 7 de agosto, e desde então está derramando água sem parar. A falta de controle preocupa a população, visto que o manancial tem apenas 21,37% de sua capacidade hídrica.
Os vereadores pediram que a comporta fosse aberta para beneficiar os ribeirinhos, mas que apenas por 15 dias, depois fecharia, em seguida a comporta voltaria a ser aberta, mas permanecer aberta 24h por dia pode causar um grande prejuízo ao município, que é abastecido apenas por este reservatório.
Em 2019, o manancial chegou ao seu volume morto, com apenas 4% de sua capacidade. O reservatório abastece as cidade de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim.
Atualmente, ele se encontra com 11.424.485 m³ de sua capacidade total. O Açude Capoeira tem capacidade de represar 53.450.000m³.
Comentário nosso – Num completo desrespeito aos moradores dos munícípios de Santa Terezinha e São José do Bonfim, além dos ribeirinhos que moram nas margens do Rio da Cruz, voltaram a “liberar” as águas da barragem de Capoeiras, preciosa reserva para os moradores daqueles municipios. Como Capoeira não se recuperou completamente no inverno deste ano, a pouca água ali existente pode deixar os moradores que a utilizam, mais adiante, sem água. Seria bom que os moradores dessem o troco aos prefeitos dos referidos municípios que são eleitores do governador a quem a CAGEPA está subordinada. Não há nenhum motivo para esse desperdício dágua, uma vez que o lençol freático ainda não secou e não está faltando água para os ribeirinhos. E um detalhe, pelo menos, na altura da minha granjazinha, ainda não tinha faltado água no lençol freático. Qual seria o trecho que gerou o pedido de abertura das comportas.? (LGLM)