Crescimento das Contratações Temporárias em Prefeituras da Paraíba, feito a de Patos-PB Exacerba Desigualdade e Desrespeito às Necessidades da População

By | 28/09/2024 6:14 am
Crescimento das Contratações Temporárias em Prefeituras da Paraíba, feito a de Patos-PB Exacerba Desigualdade e Desrespeito às Necessidades da População

 

É um padrão comum na política: gestores deixam para o último ano de mandato a execução de obras e contratações, desconsiderando as necessidades urgentes da população. Isso favorece a contratação de agitadores políticos, especialmente em cidades como Patos-PB, que têm historicamente iludido as pessoas mais necessitadas com promessas e contratos temporários.

Um recente levantamento do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) expôs esse problema. Entre dezembro de 2022 e junho de 2024, o número de servidores contratados temporariamente cresceu 27,61%, passando de 61.870 para 78.952. No mesmo período, o número de servidores efetivos caiu 2,41%, de 97.635 para 95.284. Esse contraste reflete o aumento da precarização do serviço público, onde contratações temporárias e comissionadas tomam o lugar dos servidores permanentes.

O relatório do TCE, encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba, também destaca o aumento de servidores comissionados, que passou de 27.223 para 30.928, representando um crescimento de 13,61%. Esses números demonstram que as prefeituras estão priorizando contratos temporários em detrimento de uma administração pública estável e comprometida, deixando a população à mercê de interesses políticos e eleitorais.

Este cenário alarmante chama a atenção para a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa por parte das autoridades, visando proteger o interesse público e garantir que as contratações sejam feitas de forma justa e transparente.

Confira:

Fábia Carolino

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *