(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 09/10/2024)
Igual ocorreu no trecho da Rua Pedro Firmino, entre a Rua Rui Barbosa e a Rua Leôncio Wanderley, que teve árvores arrancadas e o canteiro excluído, no centro de Patos.
Igual ocorreu no trecho da Rua Pedro Firmino, entre a Rua Rui Barbosa e a Rua Leôncio Wanderley, que teve árvores arrancadas e o canteiro excluído, no centro de Patos. Outra localidade pode ter a mesma destinação, desta vez na Rua Horácio Nóbrega, no Bairro Belo Horizonte.
Relatos dos próprios pequenos comerciantes da localidade em frente ao Centro Universitário de Patos (UNIFIP) são de que servidores da Prefeitura Municipal de Patos já comunicaram sobre a ação de retirada do canteiro e das árvores.
Trabalhadores que comercializam lanches no canteiro central estão preocupados com a possibilidade de retirada das árvores e do canteiro central na Rua Horácio Nóbrega. Eles comentaram que sobrevivem do comércio a noite em frente da UNIFIP e a ação da Prefeitura Municipal de Patos pode acarretar problemas às famílias.
Um dos pequenos comerciantes comentou que alguns foram notificados por fiscais da prefeitura e outros estão apreensivos com o que poderá acontecer. “Eles (fiscais) vieram aqui e fizeram anotações em uma prancheta a tiraram fotos. Eu ouvi eles dizendo que vai ter retirada de árvores e do canteiro”, relatou um trabalhador que preferiu não se identificar.
Nos últimos meses, a Prefeitura Municipal de Patos vem sendo duramente criticada devido à política de retirada de árvores. Nas localidades em que as árvores foram retiradas, a temperatura aumentou drasticamente.
Em contato com Marcone Santos, secretário de Urbanismo do Município de Patos, ele confirmou que existe um projeto sendo realizado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos para revitalização nos canteiros centrais. Ele disse que está sendo feito um levantamento da situação de cada árvore.
Comentário nosso – Administração municipal continua desrespeitando a natureza e o nosso povo. Numa terra tão quente a destruição de uma árvore é um verdadeiro crime. Ao invés de fazer um intenso programa de arborização na cidade, o poder público faz é erradicar as árvores existentes em suas ruas. E o povo, inconscientemente, continua a aplaudi-los e elegê-los. “Jumento” foi feito para levar peia! Que me perdoe o jumento nosso irmão, o verdadeiro. (LGLM)