Comerciante relata furtos e reclama de insegurança no Mercado Público de Patos (confira comentário nosso)

By | 19/10/2024 7:19 am

A reclamação foi feita por uma comerciante do Mercado Juvino Lilioso, o popular “Mercado da Carne”.

(Patos Online, em 18/10/2024)
Imagem ilustrativa (Foto: Polêmica Patos)
Imagem ilustrativa (Foto: Polêmica Patos)

Em contato com o Patosonline.com nesta sexta-feira (18), uma comerciante do Mercado Juvino Lilioso, o popular Mercado da Carne, em Patos, expressou sua revolta com a recorrência de roubos e a falta de medidas eficazes para garantir a segurança do local. Ela relatou que foi vítima de dois furtos em menos de um mês e criticou a falta de fiscalização no mercado durante os períodos mais vulneráveis.

Segundo o relato, a comerciante, que passou a abrir a tarimba pertencente a seu tio diariamente para cobrir os custos médicos dele, que recentemente passou por uma cirurgia de amputação parcial do pé devido à diabetes, teve seu freezer arrombado na semana passada. Além disso, na última quarta-feira (16), uma carroça de mão utilizada para carregar mercadorias também foi furtada. Ambos os crimes ocorreram à tarde, quando o mercado está desguarnecido de vigilância, segundo ela.

“Aqui só tem guarda pela manhã, um horário que nem faz diferença, porque como é muito movimentado ninguém se atreve a roubar. O horário que deveria ter mais guarda é pela tarde, quando quase todas as tarimbas estão vazias. Daí os ladrões aproveitam pra roubar porque não tem guarda”, desabafou, indignada com a situação.

Além da insegurança, a comerciante também reclamou da falta de ação da administração do mercado. “O administrador desse mercado é como se não existisse. Ele não faz 1% do que é obrigação dele. E isso não sou só eu que falo, todos os empregados e comerciantes aqui dizem a mesma coisa, mas têm medo de falar abertamente.”

Ela destacou que a ausência de fiscalização e segurança adequada no mercado após o meio-dia deixa o local completamente vulnerável a arrombamentos e furtos, e pede que as autoridades responsáveis pelo espaço tomem providências para evitar que novos incidentes ocorram. “Depois de meio-dia, fica ao Deus dará aqui, pra os ladrões saírem arrombando as tarimbas da gente”, completou.

A situação tem se tornado insustentável para a comerciante, que já lida com as dificuldades de cuidar de um parente doente e agora enfrenta os prejuízos financeiros decorrentes dos furtos. Ela espera que, com a denúncia pública, as autoridades tomem medidas urgentes para melhorar a segurança no Mercado da Carne.

O Patosonline.com deixa o espaço aberto caso a administração do mercado queira se pronunciar acerca do caso. E-mail: falecom@patosonline.com.

Comentário nosso – Os locatários dos mercados públicos pagam uma taxa pela utilização dos boxes e das tarimbas e, em decorrência disso, a prefeitura tem obrigação de garantir a sua segurança. O usuário que foi vítima de furto por falta de vigilância tem direito a ser indenizado por isso. O usuários assumiu as suas obrigações e a prefeitura deve assumir as suas responsabilidades. Se o usuário teme acionar a administração municipal diretamente na Justiça, deve fazer um BO e procurar o Ministério Público para fazer uma denúncia. (LGLM)

 

 

 

 

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *