(Blog do Jordan, em 30/10/2024)
O apresentador da TV Arapuan, Bruno Pereira, questionou o que motivou a Diocese de Patos mudar o padre Fabrício Dias Timóteo da função de pároco para vigário. Recentemente, o padre foi tirado da paróquia de Taperoá, onde era pároco, para ser vigário paroquial na Paróquia da Senhora Santana, na cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó.
O apresentador pediu uma explicação da diocese para esclarecer o que realmente teria motivado a mudança. Segundo Bruno, padre Fabrício tem um trabalho de destaque e com frutos claros, o que não é compatível com o que ele chamou de rebaixamento para a posição de vigário, que seria um auxiliar do pároco.
“A Paraíba inteira, as pessoas de bem, os fiéis, o povo católico precisa de resposta sobre o que está acontecendo com o padre Fabrício Timóteo. Ele é reconhecido no Brasil inteiro pelo seu talento, pela vida inteira de fazer o bem, de evangelizar, renunciar ao mundo e pregar a Palavra. O Padre Fabrício vem sofrendo algo que chama muito a atenção. Talvez por todas as características que citei aqui, por sua capacidade, requisitos de alguém que se aproxima do que diz a Palavra. Talvez pelo seu brilho próprio, ele está sendo perseguido”, afirmou o apresentador.
Segundo Bruno, é normal que padres sejam transferidos de tempos em tempos, mas não para ser rebaixado de posição, ainda mais quando o seu trabalho vem se destacando, ao fazer referência ao caso de Fabrício Timóteo.
Comentário nosso – Quem é este apresentador para exigir contas da Igreja? O bispo tem autoridade para remanejar os seus sacerdotes a seu critério. O julgamento da conveniência é dele. O atual vigário de Santana de Garrotes foi transferido da paróquia mais importante da Diocese, a catedral, para uma cidade do interior, onde está satisfeitíssimo. Trabalha com um povo boníssimo, hospitaleiro e muito religioso. E que conhecemos de perto. Padre Fabrício, tenho certeza, vai adorar aquele povo. E o povo vai tratá-lo com o carinho que ele merece. Quem assume o sacerdócio sabe que vai enfrentar estas mudanças periódicas. Dom Paulo Jackson passou aqui pelas paróquias de Catingueira, do Jatobá, de Mãe Dágua, de Fátima e de São Mamede e hoje é Arcebispo de Recife. O apresentador está querendo aparecer. (LGLM)