AYLLA, A ESTRELA QUE FALTAVA NO CÉU

By | 31/10/2024 4:47 pm

(Misael Nóbrega de Sousa, jornalissta, professor e poeta)

O conceito de assassinato traz em si a ideia de premeditação e dolo — a intenção clara de tirar uma vida. Mas Aylla, de seis anos, não era o alvo. Foi atingida por uma bala que a encontrou no meio do nada, mesmo sem intenção. Talvez a palavra certa seja “homicídio culposo”, quando uma vida é tirada sem o desejo de matá-la. Mas, neste caso, onde começa a linha entre o descuido e a culpa?

Quando morre uma criança, é como se cortassem uma asa da esperança. Aylla era a vida em sua forma mais ingênua. Saltitante e risonha, seguia por ali, preocupada apenas com a própria inocência. Até que, de repente, o mundo escureceu, e, ao invés de morrer, ela virou uma estrelinha no céu. Não estou romantizando o crime; é que não tenho adjetivos para a minha indignação. Também não foi acaso. Foi violência. Onde perdemos o controle sobre nossas ruas? Tomaram dela a chance de realizar os seus sonhos futuros, de existir por mais um dia.

Acredito que Aylla nem saiba o que houve. — Papai do céu! Papai do céu!! — assustada, foi arrebatada. Aylla dos Santos.

Quem é responsável por isso? Quem é o culpado? Quem fez a bala, quem vendeu a arma, quem puxou o gatilho, quem errou na mira? Quem provocou a ira de uma comunidade inteira?

Os culpados estão escondidos, talvez em algum beco, mas não escaparão… A partir de agora, são vigiados pelos olhos de todos os meninos e meninas do mundo. Somos todos Aylla. E seremos, também, a resistência contra o esquecimento e o silêncio que tentam sufocar o grito.

Fazer justiça é uma obrigação. E, enquanto ela não for feita, não haverá paz em nenhum coração.

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *