Cuidado com o diabetes

By | 18/11/2024 7:00 am

Ouça o áudio

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 18/11/2024)

No último dia 14 de novembro, a comunidade global de saúde pública comemorou, como costuma, o Dia Mundial do Diabetes. Ao contrário de outros dias, como dia dos Pais, das Mães, dos Avós e outros, o Dia do Diabetes não é para louvá-los mas para lembrar a necessidade de controlar o diabetes, prevenir suas complicações e prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes.

Eu sou uma delas, convivendo com a doença há mais de vinte anos. Mas, graças a Deus, venho mantendo-a sobre controle. Sofro do diabetes do tipo II, só precisei de insulina duas vezes na vida e prefiro ficar longe dela.

Como não sou especialista, vou aqui alinhavar algumas informações de especialistas sobre esta doença que assola milhões de  brasileiros, a maioriia deles sem saber e, por isso, sem se cuidar.

“Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.

“Existem cinco tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes tipo 3, diabetes gestacional e pré-diabetes. A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.

“O tratamento da diabetes mellitus normalmente passa por fazer alterações no estilo de vida, principalmente na dieta e na prática de exercício físico. Mas também podem ser necessários remédios, como antidiabéticos orais ou insulina.

Sintomas de diabetes

“Os sintomas clássicos de diabetes incluem:

  • Sensação de sede exagerada;
  • Aumento da fome;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Boca seca;
  • Cansaço fácil;
  • Alterações da visão.

“Normalmente, o diabetes mellitus tipo 2 é uma doença silenciosa, ou seja, que não gera sintomas. Quando eles aparecem são porque a doença já está descompensada, o que está muito associado a maus hábitos alimentares, especialmente ao consumo exagerado de açúcar e carboidratos, assim como a falta de exercício físico.

“Já os sintomas da diabetes mellitus tipo 1 geralmente são identificados durante a infância ou a adolescência e também podem incluir outros sinais mais generalizados como dificuldade para ganhar peso, coceira por todo o corpo ou irritabilidade e mudanças de humor repentinas.

“No caso da diabetes gestacional, os sintomas são mais raros e, por isso, a mulher geralmente descobre que está com diabetes durante os exames de rotina do pré-natal, especialmente após fazer o exame de glicose.

São várias as complicações do diabetes, entre as quais podemos citar, as seguintes, sobre as quais infelizmente não vai dar para discorrermos pela exiguidade do espaço:hipoglicemia, Hiperglicemia, cetoacidose diabética, pé diabético, neuropatia diabética, retinopatia diabética, nefropatia diabética, aterosclerose, pressão alta, doenças cardiovasculares, gordura no fígado, infecções, problemas de cicatrização, disfunção erétil, entre outras. Tudo isso pode ser evitado se você for diagnosticado a tempo e tratado. E pode ser prevenido se você tiver os cuidados devidos com a alimentação e tiver alguma atividade física. Mas muita gente só se preocupa quando está tendo problemas na vista ou, no caso de homens, está sofrendo de disfunção erétil, a popular impotência sexual.

Para prevenir, em qualquer caso, o ideal é ao sentir qualquer problema de saúide, seja qual for, procurar o atendimento médico, hoje universal, no sistema único de saúde, exigindo a realização de exames para detectar o seu problema. Para os homens, deixem de lado o machismo e procurem o médico sempre que se sentirem com um problema mais sério de saúde.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *