Família denuncia negligência no Hospital Regional de Patos após falha no atendimento que resultou na morte de idoso; direção se pronuncia e informa que sindicância foi aberta (confira comentário nosso)

By | 26/11/2024 11:24 am

O caso envolve o falecimento de José Pereira dos Santos, de 69 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), que, segundo relatos da família, não recebeu o atendimento necessário ao dar entrada na unidade hospitalar no dia 20 de novembro.

(Patos Online, 25/11/2024)
Foto: Felipe Vilar/Patos Online
Foto: Felipe Vilar/Patos Online

Uma denúncia de negligência médica envolvendo o Hospital Regional de Patos chegou à redação do Patosonline.com nesta segunda-feira (25). O caso envolve o falecimento de José Pereira dos Santos, de 69 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), que, segundo relatos da família, não recebeu o atendimento necessário ao dar entrada na unidade hospitalar no dia 20 de novembro.

De acordo com a denunciante, Márcia Maria Feitosa Pereira, parente do paciente, José Pereira foi admitido no hospital por volta das 19h da quarta-feira (20), em estado crítico. Apesar da gravidade de sua condição e de ser portador de diabetes, o paciente teria permanecido em uma maca sem receber os cuidados médicos ou alimentação adequados. A denunciante afirmou que a omissão no atendimento culminou na morte de José Pereira, que poderia ter sido evitada com medidas básicas de assistência.

“Infelizmente, essa situação resultou em seu falecimento, uma tragédia que poderia ter sido evitada caso houvesse atendimento adequado. […] A negligência por parte da equipe hospitalar infringe os direitos humanos básicos e os preceitos éticos que devem nortear o serviço de saúde, além de contrariar as garantias estabelecidas pela Constituição Federal, que assegura o direito à saúde para todos”, desabafou Márcia.

Posicionamento do Hospital

Em nota oficial enviada à redação do Patosonline.com, a direção técnica do Hospital Regional de Patos confirmou que houve falhas no atendimento ao paciente e anunciou a abertura de uma sindicância interna para apurar os fatos e as responsabilidades dos profissionais envolvidos.

Confira a nota na íntegra:

De fato, a direção técnica da unidade já identificou que houve falhas no atendimento a esse paciente que, infelizmente, evoluiu para o óbito, e já determinou que fosse aberta uma sindicância interna para apurar os fatos e conduta dos profissionais para responsabilizar quem foi negligente no atendimento a esse paciente.

No entanto, a direção técnica ao mesmo tempo em que se solidariza com a família do Sr. José Pereira, pontua que não se pode generalizar um fato isolado e  lamentável como esse, em detrimento de todo um serviço que cotidianamente e diurturnamente salva vidas.

Patos, 25 de Novembro de 2024

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em
Comentário nosso – O grande problema do serviço público na Paraíba é a acomodação dos servidores. Os efetivos não querem trabalhar porque acham que ninguém pode dispensá-los. Os contratados por sua vez também não se interessam porque estão ali de passagem, mas nunca serão dispensados porque têm um padrinho político que garante que enquanto estão seguros. Mas as reclamações não são só por conta do mau atendimento. Nestes dias que passei por Patos ouvi várias reclamações de pessoas que foram mal atendidas, de material que estava faltado, de equipamentos quebrados e assim por diante. Outra reclamação que me fizeram foi com relação ao Laboratório. Segundo me disseram “se você estiver muito doente, pode se preparar para morrer, pois os exames que poderiam identificar sua doença nunca serão entregues a tempo. Se tiver que fazer um cirurgia corra logo para o laboratório particular para fazer os exames do risco cirúrgico, senão nunca vai fazer a sua cirurgia. Tem exames feitos o ano passado cujo resultado não saiu ainda”. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *