(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 06/12/2024)
Seu “João” foi até a agência usar o caixa eletrônico para sacar parte de sua aposentadoria. O idoso preferiu o sábado à tarde por ter menos movimentação nas ruas e no próprio banco que fica no centro de Patos.
O que o idoso não esperava era que tivesse seu dinheiro furtado assim que fez o saque no caixa eletrônico. Três homens se aproximaram como se fossem clientes do mesmo banco, mas agiram para tirar a atenção do idoso no momento exato do saque e para pegar o cartão.
O crime vem sendo registrado de várias formas, mas sempre com idosos desacompanhados ou em situações que apresentam fragilidade. Nos finais de semana e em horários fora do expediente bancário, têm sido mais frequentes os furtos e golpes.
Diante do registro de situações semelhantes, as agências bancárias estão alertando os idosos para evitarem ir até os caixas eletrônicos em horários fora do expediente e até mesmo no horário de expediente, que se tenha atenção redobrada.
A ausência de seguranças também pode ser um fator que proporciona mais liberdade para golpistas que atuam nos espaços onde estão os caixas eletrônicos. A segurança eletrônica não vem inibindo os criminosos e os seguranças armados, na maioria das vezes, só atuam no horário de expediente.