Preocupante: Açude do Capoeira só tem 15% de sua capacidade e comportas continuam abertas a quase 130 dias; vídeo e fotos (confira comentário nosso)

By | 15/12/2024 3:04 pm

(Blog do Jordan Bezerra, em  14/12/2024)

Preocupante: Açude do Capoeira só tem 15% de sua capacidade e comportas continuam abertas a quase 130 dias; vídeo e fotos

O Blog do Jordan Bezerra esteve na manhã deste sábado, dia 14 de dezembro, no Açude do Capoeira, que abastece os municípios de Santa Terezinha, Patos e São José do Bonfim.

Na oportunidade, um dado preocupante foi notado. As comportas do manancial continuam abertas há quase 130 dias, e o volume do açude, segundo dados da Agência Executiva das Águas da Paraíba (AESA), é de menos de 15,83% de sua capacidade, visto que a porcentagem foi divulgado no dia 12 de dezembro.

O volume atual é de 8.460.826 metros cúbicos, de uma capacidade total de 53.5 milhões de metros cúbicos. Em 2019, o Açude do Capoeira entrou no volume morto, chegando a atingir menos de 4% de sua capacidade.

A Câmara Municipal de Santa Terezinha, sobretudo, tem lutado para que a AESA adote medidas e ordene o fechamento das comportas, em um regime de 15 dias, fechando e abrindo. A AESA não respondeu aos requerimentos nem sequer compareceu à Audiência Pública solicitada em Santa Terezinha. Em contrapartida, o balde do açude permanece abandonado, com diversos buracos e crateras, além de um matagal avançado, conforme registrado em uma matéria do Blog do Jordan Bezerra da semana anterior, repercutida a nível estadual.

 

Comentário nosso – Quem será o responsável por este descalabro? Quem estará recebendo propina para prejudicar milhares de moradores de Santa Terezinha, São José do Bonfim e os ribeirinhos do Rio da Cruz, ameaçando deixá-los sem água? Onde estão os representantes políticos da região que estão acobertando isto? Anotem ai. Todos os políticos da região são responsáveis por isso, por não exigirem providências para impedir que isso continue a acontecer. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *