Editorial do Notícias da Manhã, em 17 de dezembro de 2024

By | 17/12/2024 2:55 pm

Ouça áudio

Editorial – Olá ouvintes do Notícias da Manhã.

Vocês já ouviram falar sobre oligarquia. No cenário político brasileiro é comum ouvirnos a história de famílias que transformaram a política em um verdadeiro negócio hereditário. Um comportamento no mínimo inaceitável em uma democracia que deveria priorizar a representatividade e a renovação.

Hoje trazemos à reflexão o caso de uma família tradicional que domina a polícia a política patoense há décadas. A matriarca, deputada estadual por seis mandatos, e um de prefeita, construiu um verdadeiro império político herdado do marido. O neto seguindo os passos dos avós ocupa uma cadeira de deputado federal pela terceira vez e deve ser o presidente da Câmara dos Deputados em dois mil e vinte e cinco. Não batasse isso, O ex-genro foi eleito em quatro oportunidades para prefeito, acumulando ainda uma passagem como deputado estadual. E agora, numa manobra clara para perpetuar  essa oligarquia, querem lançar a filha do ex-genro como candidata ao lugar da maatriarca. Que deve anunciar a sua aposentadoria política.

Essa sucessão de cargos dentro de uma mesma família, escancara uma prática que enfraquece os pilares democráticos e sufoca a renovação política. Novos nomes com ideias frescas e compromissos reais com a mudança, são sistematicamente excluídos do processo eleitoral, esmagados pelo rolo compressor, digamos assim, de grupos políticos que detêm o controle econômico, midiático e até social da região.

É triste ver uma cidade centenária, berço da educação e cultura, tolerar tão passivamente que a política seja tratada como uma herança familiar. A perpetuação dessas oligarquias impede o oxigênio necessário para a democracia pois gera desconfiança nas  e afasta cidadãos comuns que poderiam trazer soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos. Tá na hora de decidirmos sobre o que realmente queremos para o futuro político de Patos. Mais do mesmo ou a coragem de romper com um sistema que  poucos em detrimento de muitos. Afinal democracia não é sobre nomes de família é sobre oportunidades iguais e escolhas livres. É preciso mais pluralidade, mais diversidade e acima de tudo mais coragem para dizer não ao domínio de grupos que só se perpetuam em benefício próprio. Aqui seguimos atentos e comprometidos em dar voz a essa reflexão.

Eu sou Misael Nóbrega e este é o Notícias da Manhã, na rádio Espinharas FM de Patos.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *