O pretenso impasse do grupo Motta

By | 30/12/2024 7:00 am

Ouça o áudio

Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 30/12//2024. 

Apesar de suas visiveis tendências bolsonaristas, denunciadas pelo frequente uso de material da Revista Oeste, reconhecidamente de direita, o Blog do Negreiros mantém a nível local, também uma tendência oposicionista, como demonstra em duas matérias que causam incômodo ao grupo Motta.

A primeira das materias foi a que levantou a questão da disputa interna do grupo Motta, entre Ilana Motta e seu ex-marido Nabor Wanderley. Enquanto Nabor alimentaria o desejo de que sua filha Olívia seja a sucessora política de sua ex-sogra Francisca Motta, Ilana estaria se lançando como futura sucessora da mãe.

A segunda matéria é a que explora um pretenso rompimento entre o grupo Motta e o grupo do ex-deputado Érico Djan que teria pretensões de voltar a ser candidato a deputado estadual, enquanto a sua esposa Germana Wanderley, estaria sendo descartada da secretaria que ocupava no governo Nabor Wanderley.

Por enquanto vamos tratar da pretensa crise interna dentro do grupo Motta/Wanderley original. Dizemos pretensa, pois a disputa por uma futura sucessão de Francisca Motta como deputada estadual, ainda está no campo das hipóteses. Francisca ainda não anunciou oficialmente sua desistência à disputa de uma nova reeleição para a Assembleia Legislativa, enquanto alguém empina o seu nome para uma pretensa vaga de vice na chapa de governador em 2026.

Mas voltemos à questão da pretensa sucessão de Francisca. Ilana é filha, acompanhou a mãe em todas as suas campanhas até hoje, participou ativamente da administração de Francisca na prefeitura, embora tenha sido apontada como uma das responsáveis pelos problemas que a mãe enfrentou e que resultaram no seu afastamento da prefeitura. É verdade que tanto a mãe como a filha foram absolvidas dos processos a que respondiam e que foram motivo do afastamento da prefeita.

A pretensa candidata de Nabor à sucessão de Francisca seria sua filha, Olívia, fruto de seu casamento com a própria Ilana.

Para uns, Nabor estaria retaliando Ilana de quem se divorciou há vários anos, tendo os dois partido para novos casamentos, embora, segundo os mais próximos Ilana tenha participado de todas as campanhas nas quais Nabor se elegeu.

Para outros, entretanto, a resistência de Nabor a uma pretensa candidatura de Ilana, se deveria ao fato de que Ilana jamais se submeteria à orientação política de Nabor, mas à orientação da própria mãe, com uma atuação independente, quando fosse privada da assistência materna.

Para muitos, Ilana teria muito mais experiência para exercer um mandato de deputada estadual, do que a jovem médica Olívia Motta,.a quem faltaria uma reconhecida experiência política, o que faria dela uma mera fantoche, manobrada pelo pai.

Como a verdadeira liderança do grupo, desde o tempo de Edivaldo Motta, Francisca certamente terá a palavra final sobre a sua própria sucessão. Não está velha demais para continuar na política, pois Luiza Erudina é uns oito anos mais velha de que ela e é uma ativa deputada federal em São Paulo, de cuja capital já foi prefeita.

Claro que a palavra final será do eleitor patoense que escolheria o que melhor fosse para a nossa cidade, se tivesse uma consciência política no sentido de escolher o que melhor para a população como um todo, e não um eleitor que se deixa levar por qualquer político mais esperto como tem demonstrado nas seguidas eleições em que age como “uma maria vai com as outras!”.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *