Câmara Municipal de Patos empossa vereadores e reconduz Tide Eduardo à Presidência da Mesa Diretora para biênio 2025/2026 (confira comentário nosso)

By | 03/01/2025 6:46 pm

A vereadora Tide Eduardo (Republicanos), da chapa “Unidos Pelo Trabalho”, foi eleita presidente do Legislativo Municipal com ampla maioria, obtendo 16 votos e sendo reconduzida ao cargo. A chapa “Coragem e Liberdade”, liderada pelo vereador Josmá Oliveira (MDB), recebeu apenas 1 voto.

 

(Felipe Vilar, no Patos Online, em 01/01/2025)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Patos realizou sessão solene para empossar os 17 vereadores eleitos e escolher a nova Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa para o biênio 2025/2026. A vereadora Tide Eduardo (Republicanos), da chapa “Unidos Pelo Trabalho”, foi eleita presidente do Legislativo Municipal com ampla maioria, obtendo 16 votos e sendo reconduzida ao cargo. A chapa “Coragem e Liberdade”, liderada pelo vereador Josmá Oliveira (MDB), recebeu apenas 1 voto.

Composição da Mesa Diretora

A nova Mesa Diretora ficou composta da seguinte forma:

  • Presidente: Tide Eduardo (Republicanos);
  • 1º Vice-presidente: Ítalo Gomes (Republicanos);
  • 2º Vice-presidente: Brenna Nóbrega (PSB);
  • 1º Secretário: Emano Araújo (REDE);
  • 2º Secretário: Marco César (PSB);
  • 3º Secretário: Rafael Policial (UNIÃO).

Durante seu discurso de posse, Tide Eduardo agradeceu aos eleitores de Patos pela confiança depositada em seu trabalho, aos servidores da Casa Legislativa, e ao apoio de seu esposo, Marcos Eduardo, ex-vereador e articulador político.

 

Além disso, Tide Eduardo reforçou que o Legislativo continuará dando suporte ao prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e sua equipe, destacando a importância de um trabalho conjunto para atender às demandas da população.

 

Comentário nosso – Não concordo com Tide em dizer que o “continuará dando suporte ao prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e sua equipe”. A Câmara de Vereadores não pode se transformar num “puxadinho” da Prefeitura. A função da Câmara é fiscalizar a administração pública para que execute fielmente as suas funções. Dando sugestões se for necessário, mas apontando a coisas erradas para que sejam corrigidas. Esta posição maniifestada por Tide demonstra cabalmente que não temos uma verdadeira Câmara de Vereadores, mas um “cordão de puxa-sacos”, principalmente com a maioria avassladora em que se constituiu. No ponto de vista de Poder Legislativo, “estamos entregues às baratas”. Patos precisava de um Câmera independente para que tivéssemos uma administração à altura do que a cidade merece, exercendo a vigilância necessária para que tudo funciona com deve ser. O prefeito não é um “papa infalível”, mas um executivo que precisa de monitoramento, pois por competente que fosse, está cercado de colaboraadores falível e muitos mais preocupados com os próximos interesses do que com os interesses da população. Uma Câmara vigilante e ativa não teria permitido as irregularidades que aconteceram com o desvio de milhões de reais dos cofres publicos municipais. Mas vereadores que só “balançam a cabeça como lagartixas”, não têm nenhuma capacidade de fiscalização. Tide nunca deixará uma boa lembrança, comportando-se como mera assessora do prefeito e não como dirigente da mais importante instituição municipal além da própria prefeitura, o que deveria ser o Poder Legislativo, com pleno uso de sua competência. Poderíamos ter uma cidade muito melhor, se tivésses uma Câmara de Vereadores mais atuante e não “um bando de lagartixas”. A manifestação de subserviência da sua presidente não a engrandece, nem a ela, nem à instituiição. (LGLM)

Comentário

Category: Blog Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *