CGU fará fiscalização permanente do orçamento secreto em 2025 (confira comentário nosso)

By | 07/01/2025 9:16 am

Planejamento da CGU foi homologado pelo ministro Flávio Dino, do STF; Congresso inicia ano sob monitoramento constante de emendas parlamentares

 

(Eduardo Barretto, na coluna do Estadão, em 07/01/2025)

Foto do author Eduardo BarrettoDeputados federais e senadores terão um 2025 bem mais tenso em relação ao uso do orçamento secreto. Agora, a Controladoria-Geral da União (CGU) fará uma fiscalização permanente desses repasses bilionários de dinheiro público feitos com baixa transparência. O planejamento dessas apurações foi homologado pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No último mês, o ministro suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões de emendas parlamentares, pediu que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito sobre o caso e bloqueou o pagamento de emendas a entidades que não cumprem critérios de transparência. A CGU apontou que entre 26 organizações fiscalizadas, apenas quatro, ou 15%, atuam de forma adequada em relação ao dinheiro indicado por parlamentares.

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados Foto: BRUNO SPADA AGENCIA CAMARA

Funcionários públicos: governo publica medida que dá aumento de 27% em média para servidores

Além de mostrar irregularidades na indicação e execução do orçamento secreto, o monitoramento permanente da CGU tem o condão de provocar investigações rumorosas da PF. Foi o caso da operação no último mês contra o empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, que começou após alertas de técnicos da pasta.

Outro alvo da PF na ocasião foi o vereador Francisco Nascimento, que jogou dinheiro pela janela antes de ser detido. Nascimento é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), que não é alvo da investigação. Ao todo, a operação apreendeu R$ 3,4 milhões em dinheiro em espécie, três aeronaves, três barcos, 23 carros de luxo e joias. Os investigados negam irregularidades.

Comentário nosso -Até que enfim estão fechando o cerco das maracutaias comentidas pelos deputados e senadores com as emendas parlamentares. Ao invés de serem usadas para melhorar as condições de vidas da população, com a aplicação em projetos que melhorem as suas condições de vida, as emendas eram usadas para comprar apoio político e enriquecer os parlamentares., (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *