Coordenador do IPC denuncia recusa de bancos em aceitar nova Carteira Nacional de Identificação; Sindicato dos Bancários esclarece (confira comentário nosso)

By | 07/01/2025 4:27 pm

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Patos, Cleodon Bezerra, também foi ouvido sobre o assunto, e disse que apenas as pessoas que apresentaram documentos de RG antigos, foram orientadas a ir à Casa da Cidadania proceder com a atualização do documento

 

(Genival Júnior, no Patos Online, em 06/01/2025)

 

Foto: reprodução

O coordenador do Instituto de Polícia Científica (IPC), Charles Ferreira, informou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que algumas agências bancárias da cidade têm se recusado a aceitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está sendo emitida pelas Casas da Cidadania no estado da Paraíba.

Charles fez um apelo aos representantes das instituições bancárias locais, destacando que o novo RG já está em circulação há mais de um ano no estado e que não há justificativa legal para a recusa do documento nos procedimentos bancários.

“Eu venho, encarecidamente, pedir aos bancos que aceitem o novo documento. Isso é até ilegal, já que o documento está sendo emitido desde o ano de 2023”, afirmou Charles Ferreira. Ouça:

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Patos, Cleodon Bezerra, também foi ouvido sobre o caso. Ele afirmou desconhecer qualquer situação em que agências bancárias tenham recusado o novo RG. Segundo Cleodon, as orientações fornecidas aos clientes foram direcionadas apenas às pessoas que apresentaram documentos de identidade antigos, solicitando que estas procurem a Casa da Cidadania para realizar a atualização.

Comentário nosso – Eu não sei quem está com a razão. Segundo a denúncia algumas agências bancárias estariam recusando as novas carteiras de identidade. Se isso é verdade os bancos não têm nenhuma razão. As novas carteiras têm plena validade, e a recusa em admiti-las como prova de identidade seria crime.  Se de acordo com o representante do sindicato dos bancários, os bancos estão recusando documentos de identidade antigos, eles estão cobertos de razão. Documentos antigos, com fotos evidentemente antigo, podem ser utilizados para fraude, até com pessoas diferentes recebendo dinheiro no lugar dos verdadeiros destinatários. Por uma questão de segurança os bancos teriam razão em recusá-las. Eu mesmo não exibo mais minha carteira de identidade, que tem mais de vinte anos de emitida, e onde eu apareço numa foto, muito mais jovem, em que nem eu me reconheço mais. Prefiro exibir a Carteira de Motorista, renovada de três em três anos, onde estou bem mais velho e feio, mas que é mais fiel, ou seja onde a foto é mais parecida comigo, embora eu ainda seja menos feio do que apareço ali. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *