Prefeitura de Patos suspende Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Profissionais (confira comentário nosso)

By | 21/01/2025 4:12 pm

Segundo o secretário Francivaldo Dias, a decisão foi tomada em virtude de determinações judiciais e para garantir a legalidade e segurança jurídica dos certames públicos.

(Felipe Vilar, no Patos Online, em 21/01/2025)
Foto: Google Maps (2024)
Foto: Google Maps (2024)

A Secretaria Municipal de Administração de Patos divulgou, na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (17), a suspensão temporária do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Profissionais da Educação, regido pelo Edital nº 03/2024. Segundo o secretário Francivaldo Dias, a decisão foi tomada em virtude de determinações judiciais e para garantir a legalidade e segurança jurídica dos certames públicos.

De acordo com o comunicado oficial, a suspensão ocorre considerando:

  • O Processo Judicial nº 0800259-20.2025.8.15.0251, que resultou na suspensão do Processo Seletivo referente ao Edital 02/2024 (profissionais de saúde);
  • O Processo Judicial nº 0800257-50.2025.8.15.0251, que determinou a suspensão do Processo Seletivo objeto do Edital 04/2024 (cargos gerais);
  • A tramitação do Processo Judicial nº 0800258-35.2025.8.15.0251, que também influencia diretamente nas decisões administrativas da pasta.

A Prefeitura informou que novas atualizações e informações relacionadas ao processo seletivo serão divulgadas no portal oficial da Prefeitura de Patos (https://patos.pb.gov.br) e em outros canais oficiais de comunicação.

Suspensões

A 4ª Vara da Comarca de Patos, por meio de decisão da juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, determinou, na semana passada, a suspensão de dois Processos Seletivos Simplificados promovidos pelo Município de Patos, para a contratação temporária de servidores públicos na área da Secretaria de Administração e para contratação temporária de servidores na área da saúde.

As decisões liminares atenderam às Ações Civis Públicas ajuizadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), que apontou supostas irregularidades nos certames.

Comentário nosso – Como a decisão judicial determina apenas a suspensão da realização dos Processos Seletivos, considerando a possibilidade de recursos, a prefeitura não cancelou os processos, apenas os suspendeu até que se esgotem as possibilidades de reativação dos procedimentos administrativos. Resta  aos parcipantes aguardarem o desfecho da disputa judicial. A nosso ver, a administração municipal não conseguirá prosseguir com os Processos Seletivos a não ser que sejam saneadas as irregularidades apontadas pela decisão de primeiro grau. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *