Segundo o secretário Francivaldo Dias, a decisão foi tomada em virtude de determinações judiciais e para garantir a legalidade e segurança jurídica dos certames públicos.
A Secretaria Municipal de Administração de Patos divulgou, na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (17), a suspensão temporária do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Profissionais da Educação, regido pelo Edital nº 03/2024. Segundo o secretário Francivaldo Dias, a decisão foi tomada em virtude de determinações judiciais e para garantir a legalidade e segurança jurídica dos certames públicos.
De acordo com o comunicado oficial, a suspensão ocorre considerando:
- O Processo Judicial nº 0800259-20.2025.8.15.0251, que resultou na suspensão do Processo Seletivo referente ao Edital 02/2024 (profissionais de saúde);
- O Processo Judicial nº 0800257-50.2025.8.15.0251, que determinou a suspensão do Processo Seletivo objeto do Edital 04/2024 (cargos gerais);
- A tramitação do Processo Judicial nº 0800258-35.2025.8.15.0251, que também influencia diretamente nas decisões administrativas da pasta.
A Prefeitura informou que novas atualizações e informações relacionadas ao processo seletivo serão divulgadas no portal oficial da Prefeitura de Patos (https://patos.pb.gov.br) e em outros canais oficiais de comunicação.
Suspensões
A 4ª Vara da Comarca de Patos, por meio de decisão da juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, determinou, na semana passada, a suspensão de dois Processos Seletivos Simplificados promovidos pelo Município de Patos, para a contratação temporária de servidores públicos na área da Secretaria de Administração e para contratação temporária de servidores na área da saúde.
As decisões liminares atenderam às Ações Civis Públicas ajuizadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), que apontou supostas irregularidades nos certames.
- VEJA TAMBÉM – Justiça defere liminar e suspende Processo Seletivo para área da Saúde em Patos; Município recorre da decisão
- VEJA TAMBÉM – Em mais uma decisão liminar, Justiça suspende segundo Processo Seletivo da Prefeitura de Patos; Município diz que também recorrerá
Comentário nosso – Como a decisão judicial determina apenas a suspensão da realização dos Processos Seletivos, considerando a possibilidade de recursos, a prefeitura não cancelou os processos, apenas os suspendeu até que se esgotem as possibilidades de reativação dos procedimentos administrativos. Resta aos parcipantes aguardarem o desfecho da disputa judicial. A nosso ver, a administração municipal não conseguirá prosseguir com os Processos Seletivos a não ser que sejam saneadas as irregularidades apontadas pela decisão de primeiro grau. (LGLM)