Quaest: Lula bate Tarcísio, Gusttavo Lima, Eduardo Bolsonaro e Marçal em simulações de 2026

By | 03/02/2025 10:33 am

Cantor sertanejo é o que apresenta menor desvantagem em um eventual segundo turno, de 41% a 35%, segundo pesquisa

 

(Júlia Barbon, na Folha, em 03/02/2025)

O presidente Lula (PT) bateria nomes aventados até o momento para disputar as eleições de 2026, incluindo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gusttavo Lima (sem partido)Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Bolsonaro (PL), aponta nova pesquisa Genial/Quaest.

O levantamento testou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo. O presidente aparece na frente em todos eles nas intenções de voto, assim como ocorreu na rodada anterior, divulgada em dezembro.

O cantor sertanejo Gusttavo Lima é o que mostra a menor desvantagem numa eventual segunda votação, de seis pontos percentuais (41% a 35%). Depois vêm o governador Tarcísio, com nove pontos a menos que o petista (43% a 34%), e, em seguida, Eduardo e Marçal, com dez pontos cada um (44% a 34%).

A pesquisa também testou outros dois nomes contra Lula em segundo turno. No caso do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o placar fica em 45% contra 28%. Já com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), vai para 45% a 26%.

Cenários de 2º turno para 2026

  • Lula 41 x 35 Gusttavo Lima

  • Lula 43 x 34 Tarcísio

  • Lula 44 x 34 Eduardo Bolsonaro

  • Lula 44 x 34 Marçal

  • Lula 45 x 28 Zema

  • Lula 45 x 26 Caiado

Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado ao entrevistado, 78% se disseram indecisos. Apenas três pontuaram: Lula e Jair Bolsonaro (declarado inelegível até 2030 pela Justiça Eleitoral), com 9%, e Gusttavo Lima, com 1%.

A Genial/Quaest entrevistou presencialmente 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais nos dias 23 a 26 de janeiro, com margem de erro de um ponto percentual para cima ou para baixo.

O resultado divulgado nesta segunda (2) faz parte do levantamento apresentado na semana passada, que indicou que, pela primeira vez, a avaliação negativa do governo Lula superou a positiva.

Nas hipóteses de primeiro turno, Lula tem de 28% (em cenário apenas sem Tarcísio) a 33% (em cenário que inclui apenas Gusttavo Lima entre os mais bem posicionados).

O governador de São Paulo, o cantor, Marçal, Eduardo Bolsonaro e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) dividem o restante majoritário dos votos, variando de 9% a 18% a depender do cenário. Gusttavo Lima chega a 18% em simulação sem Tarcísio, Eduardo e Marçal.

Gusttavo Lima e Michelle empatam dentro da margem de erro nesse quesito. São rejeitados por cerca de 50%, enquanto outros 21% ou 22% dizem não saber quem são. As maiores rejeições são de Haddad (56%) e de Eduardo Bolsonaro (55%), entre os que os conhecem.

O levantamento da Genial/Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *