Editorial do jornal Notícias da Manhã, da rádio Espinharas FM de Patos, em 05 de fevereiro de 2025.
Caros ouvintes, o cenário político brasileiro mais recente nos brinda com uma nova modalidade de embate: a “Guerra dos Bonés”. De um lado, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, em ocasiões anteriores, celebraram a posse de Donald Trump ostentando bonés vermelhos com o slogan “Make America Great Again” (Tornar a América grande novamente) . Mais recentemente, esses mesmos grupos adotaram bonés com frases criticando o aumento dos alimentos e clamando pela volta de Bolsonaro em 2026 .
Em resposta, membros do governo e aliados passaram a usar bonés azuis com a inscrição “O Brasil é dos Brasileiros”, uma tentativa de reafirmar o patriotismo nacional . O presidente Lula, inclusive, aderiu ao acessório, reforçando a mensagem .
Mas, enquanto nossos representantes se engalfinham em uma batalha de slogans e adereços, questões cruciais permanecem à margem do debate. A inflação corrói o poder de compra dos brasileiros, e propostas para reduzir o preço dos alimentos são deixadas de lado. A recente manifestação da oposição, com bonés clamando por “Comida barata novamente”, contrasta com a falta de ação efetiva de membros da direita brasileira para enfrentar o problema .
A quem querem enganar com esses símbolos vazios? Enquanto posam para chamar a atenção para o boné mais patriótico, o cidadão comum enfrenta dificuldades reais, que não serão resolvidas com acessórios ou slogans.
É hora de nossos líderes deixarem de lado as disputas superficiais e focarem no que realmente importa. Afinal, o Brasil é mesmo dos brasileiros, e nós merecemos mais do que uma palhaçada dessas, disfarcada de guerra de bonés.
Eu sou Misael Nóbrega, e este é o editorial do jornal Notícias da Manhã. Até a próxima!