Relatora da CPI do 8 de Janeiro desafia Hugo Motta a ler relatório: ‘Houve sim tentativa de golpe’

By | 08/02/2025 5:59 am

Presidente da Câmara, Hugo Motta disse em entrevista que 8 de Janeiro não foi tentativa de golpe de Estado

(Roseann Kennedy e Eduardo Barretto, no Estadão, em 07/02/2025)

Relatora da CPMI do 8 de Janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) desafiou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a ler o reltório da comissão. “Quem, por ventura, ainda tiver alguma dúvida de que houve tentativa de golpe, convido a ler detidamente o parecer com suas mil páginas. Houve sim tentativa de golpe de Estado e o responsável foi Jair Bolsonaro”, disse Eliziane à Coluna do Estadão.

Nesta sexta-feira, 7, em entrevista à rádio Arapuan FM, de João Pessoa, Hugo Motta afirmou que a invasão às sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023 foi “grave” mas “não uma (tentativa) de golpe”. O deputado evitou afirmar “se e quando” vai pautar o projeto de anistia dos condenados pelos ataques.

“Após cinco meses de investigação, de receber centenas de documentos e de ouvir dezenas de testemunhas, posso afirmar categoricamente: houve sim tentativa de golpe de Estado e o responsável por liderar esses ataques tem nome e sobrenome. É Jair Messias Bolsonaro”, completou a senadora.

No relatório, aprovado por deputados e senadores em 2023, há 235 menções ao termo “golpe”. “O Oito de Janeiro foi uma tentativa propositada e premeditada de golpe de Estado”, afirmou a primeira frase do documento de 1.333 páginas. O colegiado sugeriu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 60 pessoas por crimes relacionados aos atos golpista

Um ano depois, no fim de 2024, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e outros 39 no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no País. O general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, foi um dos indiciados e está preso preventivamente. O ex-presidente e o general negam as acusações.

Relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama
Relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama Foto: Geraldo Magela

Comentário

Category: Blog Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *