Com 16 vereadores da base e 1 na oposição, Câmara Municipal de Patos abriu as atividades parlamentares de 2025 nesta terça-feira, 11/02 (confira comentário nosso)

By | 12/02/2025 2:22 pm

 (Blog do Jordan Bezerra, com Patos Online, em 10/02/2025)

Com 16 vereadores da base e 1 na oposição, Câmara Municipal de Patos abre as atividades parlamentares de 2025 nesta terça-feira (11)

A Câmara Municipal de Patos abriu, às 18h desta terça-feira, 11 de fevereiro, as atividades parlamentares do ano de 2025. A sessão contou com a presença dos 15 vereadores eleitos no último dia 6 de outubro, além dos suplentes de vereador Galeguinho da Van (Republicanos) e Nega Fofa (PSB), que assumirão a titularidade de seus mandatos no lugar de Sales Júnior e Willa da Farmácia, afastados de seus respectivos cargos para participar da gestão Nabor Wanderley IV.

A nova composição da Casa terá sete calouros: Brenna Nóbrega (PSB), Jonatas Kaiky, Lúcia de Chica Motta e Galeguinho da Van (Republicanos), Dr. Maikon Minervino (PSB), Rafael Policial e Júnior Contigo (União). Além disso, contará com um grupo de 10 vereadores reeleitos que darão continuidade aos seus mandatos: Tide Eduardo, Nadir, Ítalo Gomes, Décio Motos e Fátima Bocão (Republicanos), Emano Araújo e David Maia (Rede), Marco Cezar e Nega Fofa (PSB), além de Josmá Oliveira (MDB).

A particularidade desta legislatura será a composição com apenas um vereador de oposição, Josmá Oliveira, contra 16 parlamentares alinhados à base política do prefeito Nabor Wanderley. Essa diferença expressiva é reflexo do resultado das eleições de 2024, ampliando ainda mais a disparidade em relação ao mandato anterior, que contou com quatro vereadores oposicionistas e 13 governistas.

A consequência disso poderá ser uma Câmara de Vereadores engessada pela falta de debates e marcada por sessões protocolares, com uma oposição enfraquecida diante de um bloco de 15 ou, se necessário, 16 parlamentares prontos para evitar que qualquer crítica à gestão ganhe grande repercussão social – algo sem precedentes na história política de Patos.

Por outro lado, especula-se como o prefeito Nabor Wanderley conseguirá acomodar tantos aliados dentro de sua administração, uma vez que alguns parlamentares têm projetos mais ambiciosos e chegam com a intenção de demonstrar serviço aos eleitores que os elegeram e à sociedade patoense em geral.

A sessão de abertura dos trabalhos legislativos será aberta ao público. Entre outras autoridades, contará com a presença do vice-prefeito de Patos, Jacob Souto (Rede), que representará o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e levará a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo patoense.

Comentário nosso – Segundo as más línguas, com maioria avassaladora favorável ao prefeito, a Câmara teria virado “O curral de Nabor”. Consequentemente, o prefeito pode “casar e batizar” e os vereadores, iguais a lagartixas, só balançarão a cabeça aprovando tudo que ele mandar, sem nem discutir. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *