Vereador afirma que risco de rompimento de barragem em Nova Olinda foi descartado após inspeção da AESA

By | 20/03/2025 11:22 am

Segundo ele, a apreensão tomou conta dos moradores, mas após uma inspeção realizada nesta quarta-feira (19) por uma equipe da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), a situação foi parcialmente resolvida.

(Felipe Vilar, no Patos Online com Diário do Sertão, em 20/03/2025)
Barragem do Saco, em Nova Olinda-PB (Foto: Reprodução)
Barragem do Saco, em Nova Olinda-PB (Foto: Reprodução)

Nos últimos dias, a Barragem do Saco, localizada em Nova Olinda, no Sertão da Paraíba, se tornou centro de preocupação para moradores da região do Vale do Piancó. A tensão surgiu após uma denúncia de vazamento na estrutura, levantando temores sobre um possível risco de colapso, especialmente devido à falta de manutenção adequada há mais de 15 anos.

Continua após a publicidade

O vereador Neto Coloral (Republicanos) acompanhou a situação de perto e explicou os detalhes do caso em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão. Segundo ele, a apreensão tomou conta dos moradores, mas após uma inspeção realizada nesta quarta-feira (19) por uma equipe da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), a situação foi parcialmente resolvida.

“Fui lá pessoalmente com meus colegas da oposição, incluindo o vereador Sebastião Braz [PDT], e ficamos preocupados com o vazamento de água que estava ocorrendo na parede da barragem. No entanto, após uma verificação mais cuidadosa, entendemos que não se tratava de um vazamento estrutural, mas sim de um acúmulo de água em um reservatório interno da barragem”, relatou o vereador.

Com experiência em gestão na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e administração municipal, Neto Coloral destacou que o incidente remonta a um problema identificado em 2011, quando um grande vazamento foi detectado e resolvido. “Esse problema foi solucionado naquela época e, mais recentemente, o que estava acontecendo era o acúmulo de água em uma área interna da barragem que transbordou devido à obstrução nos drenos”, explicou.

Durante a visita, a equipe da AESA realizou a limpeza dos drenos da barragem, compostos por caixas de brita que filtram a água e a direcionam para o sistema de tubulação. A obstrução desses drenos foi o principal fator que causou o transbordamento. Após a intervenção, a água foi escoada, aliviando a tensão entre os moradores.

Apesar da ação emergencial, o vereador reforçou a necessidade de uma manutenção mais abrangente, alertando para o crescimento de árvores grandes nas proximidades da barragem, cujas raízes podem comprometer a estrutura. “A limpeza da parede é essencial, e é fundamental que os órgãos responsáveis, como a AESA e a Agência Nacional de Águas (ANA), realizem uma vistoria mais detalhada”, pontuou.

Coloral também esclareceu que a gestão do problema não cabe à Prefeitura de Nova Olinda, mas sim ao Governo do Estado, AESA e ANA. Ele reforçou seu compromisso em colaborar com esses órgãos para garantir a segurança da população.

A Barragem do Saco continua sendo um ponto de atenção e exige respostas rápidas e eficazes das autoridades, visto que a falta de manutenção prolongada coloca em risco tanto a estrutura quanto a segurança da comunidade local. Com a intervenção da AESA e a limpeza dos drenos, a situação foi amenizada, e o vereador finalizou dizendo que, se morasse em uma casa por trás da parede da barragem, “não teria medo de morar nela”.

Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *