Dia Mundial de Conscientização do Autismo

By | 01/04/2025 7:00 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 01/04/2025)

Ouça a matéria

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.

Como lá em casa, a especialista em cuidar de uma autista é minha esposa Arlene Nóbrega, pedi-lhe num depoimento sobre como é ser mãe de autista.

E ela me respondeu com o seguinte texto:

“Inclusão não pode ser apenas um mês de abril.

Sou mãe de uma autista adulta, Luma. Minha escola foi a vida. Não tive um manual, não tive um roteiro pronto. Aprendi com cada noite em claro, com cada desafio que a sociedade impôs. Aprendi com o olhar da minha filha, com as palavras que ela encontrou para se comunicar, com os momentos em que o silêncio dizia tudo.

Tive que abrir mão de muita coisa. Dos meus sonhos, de uma vida comum, de planos que outras mães  talvez tenham, mas nunca abri mão da minha filha. Nunca abri mão de ser a sua fortaleza, seu porto seguro, sua voz, quando o mundo não queria ouvi-la.

Eu sei que do lado de fora, muitos julgam, muiitos acham que sabem, que entendem, que podem apontar o dedo e dizer o que é certo ou errado.  Mas quem nunca calçou os meus sapatos, quem nunca sentiu na pele a exaustão e amor misturados, quem nunca viveu 29 anos de dedicação integral, não tem o direito de julgar.

Autismo não é um conceito abstrato para mim. É a minha vida, minha realidade, minha missão.

Eu não estudei a fundo sobre o autismo nos livros apenas. Eu vivo todos os dias. E, só quem vive, sabe o peso e a beleza que isso carrega. Nosso pedido de respeito é real!!”

Eu tenho contribuido muito pouco com os cuidados de Luma, mas sou testemunha da dedicação da mãe, durante as vinte e quatro horas do dia.

Vou concluir o Papo de hoje com uma parte da música que Arlene compôs e gravou em homenagem da nossa filha Luma!

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *