(Hacéldama Borba, no Jornal da Paraíba, em 16/04/2025)

O pastor Sérgio Queiroz (NOVO), que disputou como vice a Prefeitura de João Pessoa na chapa de Marcelo Queiroga (PL), levando as eleições para o 2º turno, mas sem êxito, agora vai disputar o Senado da República nas eleições de 2026, com a chancela do ex-presidente Bolsonaro.
A indicação ocorreu antes de Bolsonaro se submeter a uma cirurgia e foi recebida por Sérgio Queiroz com surpresa. “Me senti honrado por uma razão: é que essa indicação parece ser um processo natural de convergência e de concordância entre vários grupos. Ser, simplesmente, indicado já é uma honra”, disse.
Queiroz lembrou que, nas eleições de 2022, venceu na Grande João Pessoa na disputa pelo Senado, mas não avançou no interior do estado por falta de recursos e de tempo de mídia, o que tornou a eleição difícil e impediu seu êxito. No entanto, ele acredita que a unidade em torno de nomes específicos facilita a agregação de novos partidos e proporciona mais exposição na TV para divulgar os projetos.
“É uma longa estrada, e eu creio que a formação de qualquer bloco na Paraíba ainda vai depender do destino da federação PP e União Brasil. O PSD de Kassab deve se alinhar ao projeto de reeleição de Lula, mas, na Paraíba, a coisa não é tão fácil de resolver. Isso vai gerar uma grande e complexa equação, e essas eleições tendem a se polarizar novamente, de modo que temos que esperar o que vai acontecer na Paraíba para que as decisões sejam coerentes”, avaliou.
Comentário nosso – Muito lúcido o raciocínio do Pastor Sérgio Queiroz, que é, a nosso ver, apesar de bolsonarista, um excelente nome para o Senado. Mas uma candidatura isolada de Marcelo Queiroga não tem nenhum futuro e nem terá futuro para um candidato a senador em faixa própria que o acompanhe. É melhor esperar uma definição mais clara dos nomes para o cargo de governador e tentar enquadrar o candidato ao Senado em coligação que torne viável a eleição de um senador. Uma dobradinha com Veneziano, por exemplo, pela oposição tornaria muito mais viável a eleição de Sérgio Queiroz, desde que fazendo campanha com um candidato a governador que tenha viabilidade. A nosso ver, Sérgio Queiroz é muito melhor candidato do que Marcelo Queiroga. Este só atrai bolsonaristas, sem muita chance de chegar à vitória na Paraíba. Enquanto Sérgio Queiroz tem condições de atrair outros setores do eleitorado, já que ele tem um nome de maior penetração, justamente pela sua atuação na área social e religiosa, enquanto Marcelo Queiroga “se queimou” como Ministro da Saúde de Bolsonaro. (LGLM)