Caso Alanna Galdino: TCE terá ‘Dia D’ nesta quarta-feira (confira comentário nosso)

By | 23/04/2025 6:10 am

Conselheiros irão analisar representação proposta pelo MPC

 

(Jornal da Paraíba, em 22/04/2025)

 



					Caso Alanna Galdino: TCE terá 'Dia D' nesta quarta-feira
Foto: reprodução/TV Cabo Branco

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) terá um ‘Dia D’ nesta quarta-feira (23). Os conselheiros irão analisar uma representação do Ministério Público de Contas (MPC) que pede a suspensão da nomeação de Alanna Galdino – filha do presidente da Assembleia Adriano Galdino – para o cargo de conselheira.

No documento os procuradores questionam a forma como a indicação tramitou na Assembleia (sem sabatina), assim como o não preenchimento dos requisitos para o cargo.

O MPC aponta ainda que há indícios de que Alanna era servidora do Governo do Estado, mas não trabalharia. Os procuradores dizem que houve um prejuízo superior a R$ 600 mil.

Já os advogados de Alanna, em uma manifestação anexada ao procedimento nos últimos dias, afirmam que o MPC embasou a representação em ‘ilações’ e que toda a documentação necessária para comprovar o preenchimento dos requisitos foi apresentada.

Amanhã o caso, cuja repercussão negativa tem percorrido o Brasil, estará na mesa dos conselheiros.

Eles irão optar se ‘abraçam o desgaste’ e rejeitam a representação do MPC e a avaliação dos auditores do próprio Tribunal – mantendo a nomeação, ou suspendem o processo.

Comentário nosso – Um detalhe do processo de indicação de Allana Galdino para ocupar o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas é a dispensa da sabatina. A sabatina é uma ocasião de o indicado para o cargo  mostrar o seu conhecimento para o desempenho da função. Muitas vezes é apenas um “jogo de compadres”, mas havia um risco muito grande de Allana decepcionar pelo seu despreparo e desmoralizar a sua indicação. Isto além de todos os outros motivos que por si só demonstram o seu despreparo para a função, com a falta completa de capacitação. (LGLM)

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *