Conselheiros irão analisar representação proposta pelo MPC
(Jornal da Paraíba, em 22/04/2025)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) terá um ‘Dia D’ nesta quarta-feira (23). Os conselheiros irão analisar uma representação do Ministério Público de Contas (MPC) que pede a suspensão da nomeação de Alanna Galdino – filha do presidente da Assembleia Adriano Galdino – para o cargo de conselheira.
O MPC aponta ainda que há indícios de que Alanna era servidora do Governo do Estado, mas não trabalharia. Os procuradores dizem que houve um prejuízo superior a R$ 600 mil.
Amanhã o caso, cuja repercussão negativa tem percorrido o Brasil, estará na mesa dos conselheiros.
Eles irão optar se ‘abraçam o desgaste’ e rejeitam a representação do MPC e a avaliação dos auditores do próprio Tribunal – mantendo a nomeação, ou suspendem o processo.
Comentário nosso – Um detalhe do processo de indicação de Allana Galdino para ocupar o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas é a dispensa da sabatina. A sabatina é uma ocasião de o indicado para o cargo mostrar o seu conhecimento para o desempenho da função. Muitas vezes é apenas um “jogo de compadres”, mas havia um risco muito grande de Allana decepcionar pelo seu despreparo e desmoralizar a sua indicação. Isto além de todos os outros motivos que por si só demonstram o seu despreparo para a função, com a falta completa de capacitação. (LGLM)