O cadastramento para o evento deste ano teve início nesta terça-feira, dia 22, na Sala do Empreendedor, situada na Rua do Prado, no Centro da cidade.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos, Vinícius França, falou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que pelo menos 40 comerciantes que participaram do São João de Patos em 2024 perderam seus espaços para comercializar produtos na edição de 2025. O cadastramento para o evento deste ano teve início nesta terça-feira, dia 22, na Sala do Empreendedor, situada na Rua do Prado, no Centro da cidade.
De acordo com o gestor, a mudança se deve ao cometimento de infrações por parte desses comerciantes em relação à legislação trabalhista, como a exploração do trabalho de menores de idade, a venda de produtos não credenciados e o repasse de pontos de comercialização para terceiros durante o decorrer da festa.
“Nós tivemos alguns comerciantes que não vão poder estar este ano no São João de Patos é Da Gente. Alguns deles foram flagrados vendendo produtos indevidos, promovendo trabalho infantil e repassando pontos, situações vedadas no edital do São João de Patos”, explicou Vinícius França.
Ainda segundo o secretário, os atos infracionais cometidos pelos barraqueiros foram apurados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela empresa organizadora do evento, o que impediu a renovação do cadastro desses comerciantes e abriu um processo de redistribuição das vagas para a edição de 2025.
O cadastramento dos barraqueiros se estende até o dia 29 deste mês. Os comerciantes devem comparecer ao local munidos de cópias do RG e CPF, comprovante de residência e do alvará de funcionamento de 2024 — documento indispensável para a renovação do cadastro.
Comentário nosso – Medida corretíssima, principalmente com relação a utilização de trabalho infantil e o repasse dos pontos de comercialização. Outras regras com relação, por exemplo, a qualidade dos produtos vendidos e a sanidade dos locais de preparação e consumo não podem ser esquecidas. (LGLM)