Número de contratados ultrapassa o de servidores efetivos na Prefeitura de Patos (confira comentário nosso)

By | 25/05/2025 10:43 am

Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, dia 23 de maio, a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) relatou que o número de contratados ultrapassou o de servidores efetivos na Prefeitura Municipal de Patos.

Informações oficiais são de que existem 1.988 servidores do quadro efetivos, 2.296 contratados e ainda 596 cargos comissionados, ou seja, 308 pessoas a mais se somados apenas os contratados por excepcional interesse público. Ao somar os contratados com os comissionados, a gestão conta com 2.865 contratados.

José Gonçalves, diretor do SINFEMP, criticou o número exorbitante de contratados e observou que a Prefeitura Municipal de Patos anunciou concurso para apenas 205 vagas. “…tem que fazer um concurso que contemple todas as vagas que atualmente estão sendo ocupadas por contratados e terceirizados aqui no Município de Patos…não se justifica o número de contratados que supera o número de efetivos…”, comentou Gonçalves.

Na Secretaria de Educação do Município de Patos, são 503 professores contratados e tem apenas 150 vagas ofertadas no concurso público para a categoria e outros profissionais.

Comentário nosso – É escandaloso o número de contratados, principalmente quando ocupam lugares que deveriam ser ocupados por servidores efetivos, o que fica patente no fato de haver 503 professores contratados e a prefeitura só estar abrindo 150 vagas no concurso público anunciado. A contratação por excepcional interesse público se justifica, nos casos de servidores contratados para programas temporários, que não justificam a utilização de efetivos. O Tribunal de Contas deveria exigir que a prefeitura justificasse um a um todos os casos de servidores contratados. Não se pode deixar esta questão exclusivamente a critério da administração. A contratação excessiva visa exclusivamente o interesse eleitoral. (LGLM)

 

Category: Blog Últimas

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *