Projeto de fim da reeleição

By | 27/05/2025 7:00 am

Ouça o texto

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 27/05/2025)

Está tramitando no Senado um projeto que prevê não só o fim da reeleição, como também a mudança na duração dos mandatos de prefeitos, vereadores, governadores, presidentes, senadores e deputados federais e estaduais. O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e poderá ser submetido ao plenário do Senado ainda durante esta semana. Precisando ainda de uma segunda votação em cada Casa.

A reeleição foi aprovada durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, inclusive com a compra de votos, já que o próprio presidente seria beneficiado. A ideia era aceitável porque tinha o sentido de prolongar a permanência nos governos municipais, estaduais e federal daqueles que estivessem cumprindo bem o mandato inicial. Um bom prefeito, um bom governador e um bom presidente seriam reeleitos para premiar o bom cumprimento do primeiro mandato.

Só que o brasileiro é mestre em deturpar os benefícios que recebe. Os políticos brasileiros, então se excedem em tudo que possa lhes dar vantagens e oportunidades de executar maracutaias. Os governantes passaram a usar o primeiro mandato para garantir o segundo mandato, não só com uma boa administração, mas com todo tipo de manobras que lhe permitissem a vantagem. Chegaram até o cúmulo alcançado por Bolsonaro de tentar um golpe de Estado para permanecer no poder.

E o pior é que o eleitor termina gostando da brincadeira e aproveita de todas as vantagens que pode auferir com os candidatos à reeleição, para votar neles. Ou seja, reeleição só cumpre a função de premiar os bons governantes, onde o eleitor sabe votar. Alguns bons foram reeleitos, mas a maioria só pensou em se locupletar.

Com o insucesso da reeleição só resta acabar com ela.

E os mentores do projeto estão aproveitando a oportunidade para compensar o fim da reeleição com o aumento do mandato não só dos prefeitos, governadores e presidentes, com um mandato de cinco anos, como para todos os parlamentares. Assim como, aproveitando o embalo, juntar todas as eleições em um ano só. Ou seja, pela ideia do projeto em tramitação no Senado, sujeito a votação posterior da Câmara dos Deputados, numa eleição só, votaremos para vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador, dois senadores e presidente da República.

Pelo projeto esta coincidência de todas as eleições só aconteceria em 2034, com a duração dos mandatos modificando paulatinamente até lá, quando coincidirão todas as eleições na mesma data.

O projeto está sujeito a modificações até chegar à sua forma final, se não morrer no nascedouro. Podem aprovar apenas o fim da reeleição e esquecer do resto, até por que os senadores podem não concordar com a redução do seu mandato que hoje é de oito anos e seria reduzido para apenas cinco, obrigando-os a gastar para se reeleger a cada cinco anos.

Vale ressaltar que a reeleição continuará a acontecer para vereadores, deputados e senadores, quando a nosso ver, deveria pelo menos se reduzir a duas ou três eleições para os parlamentares, proibindo inclusive que fossem substituídos, nas eleições em que não pudessem concorrer, por filhos ou esposas. Afinal o grande problema do nosso país é o coronelismo da política, que ainda existe, com verdadeiras oligarquias que não querem “largar o osso”, já que a política virou a maior fonte de enriquecimento deste país.

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *