Operação Desumanidade apura desvio de recursos públicos da saúde e educação em prefeituras do sertão paraibano
04/12/2015 – 07h48
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), em Recife, com a colaboração da unidade do MPF em Patos (PB), deflagrou na manhã desta sexta-feira, 4 de dezembro, a Operação Desumanidade, que apura desvio de recursos públicos em obras na área de Saúde e Educação em municípios do Sertão Paraibano. A operação ocorre em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual da Paraíba (Gaeco) e com a Controladoria-Geral da União (CGU). Executam as medidas dois procuradores regionais da República, seis procuradores da República, 22 promotores de Justiça do Gaeco e 12 auditores da CGU. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) presta segurança às equipes e auxilia no transporte de documentos e equipamentos apreendidos.
Ao todo, estão sendo cumpridas dez conduções coercitivas,18 mandados de busca e apreensão e outras medidas, todas deferidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. As ordens judiciais estão sendo cumpridas no estado da Paraíba, nas cidades de Patos, Emas, João Pessoa, Cabedelo e Bayeux.
Sigilo – As apurações ocorrem sob sigilo, por determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5ª Região
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824
prr5-ascom@mpf.mp.br
Comentário do blog – Esta notícia esclarece a presença entre os que estariam sendo ouvidos pelos procuradores e promotores de pessoas ligadas a outras administrações municipais da região e empresários da área de construção civil. Informações de pessoas da cidade de Emas dão conta de que houve nesta manhã uma operação também naquela cidade, tendo sido convidados a prestar esclarecimentos um vereador e um representante da prefeitura, além de terem colhidos documentos e materiais para colheita de possíveis provas. (LGLM)