UMA POR DIA… Crucificar Jesus? (21/12/2019) (crônica de Misael Nóbrega)

By | 22/12/2019 9:02 am

 

(crônica de Misael Nóbrega)

 

O que foi isso que aconteceu em Doha, no Qatar, neste dia 21 de dezembro de 2019, válido pela final do campeonato mundial de clubes da FIFA, entre Liverpool X Flamengo?.

 

Sim, porque não foi, simplesmente, uma partida importante de futebol. O que vimos foi uma aula entre duas escolas diferentes, mas que se igualaram física, tática, técnica e psicologicamente, – Com ligeira vantagem para o time Europeu – Em todos esses aspectos citados.

 

Os Reeds, que chegavam a sua quarta final de mundial, dominavam todas as apostas. Mas, quando a bola rolou, a imprevisibilidade entrou em campo. O Flamengo não era o favorito, mas bem que tentou inverter a lógica. Jorge Jesus fez três mudanças táticas durante o jogo. Na última delas, surpreendeu com substituições diferentes das costumeiras e o time demorou a se ajustar. Quem sabe, tenha sido esse o pecado rubro-negro?

 

O trio mágico do Flamengo não brilhou, salvo lampejos de Bruno Henrique. Coube a sua retaguarda, a missão de segurar o adversário o quanto pode. O melhor zagueiro do mundo, não é o Virgil van Dijk, mas o Rodrigo Caio. Foi um monstro. As melhores oportunidades foram do Liverpool. Diego Alves fez duas defesas de cinema. O herói do jogo, ironicamente, o brasileiro Roberto Firmino, teve duas chances incríveis, mas não desperdiçou a terceira… 1×0 bastou para liquidar a fatura. Não houve mais tempo.

 

O Flamengo foi gigante. Não teve grandes oportunidades, é verdade, mas teve hombridade e jogou de “igual para igual”. Realmente está em outro patamar. Quem sabe, o desgaste da temporada tenha feito o time cansar na prorrogação. O calendário brasileiro é cruel. E contra o todo poderosos inglês, ele não podia correr o risco de tirar o pé do acelerador na primeira etapa, como vinha fazendo com adversários menos qualificados. Era tudo ou nada.

 

Mas, não usemos de justificativas. Nada que dissermos será suficiente. Era o Liverpool. O Flamengo estava diante do melhor time do mundo. Jesus errou? Não se pode crucificá-lo. Ele já fez o milagre da Libertadores.

 

*Misael Nóbrega de Sousa

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *