TJPB nomeia juiz Ramonilson Alves coordenador da Meta 3 do CNJ

By | 17/08/2014 2:50 am

Ascom

A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) nomeou o juiz Ramonilson Alves Gomes, da 2ª Vara Mista da comarca de Patos, para coordenar a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do Judiciário estadual. Essa medida busca proporcionar estrutura adequada de trabalho, sobretudo para as varas da primeira instância da Justiça, que é porta de entrada dos cidadãos ao Judiciário e onde se encontram os principais gargalos.

A Meta 3 determina que as Cortes Estaduais, Trabalhistas e Militares estabeleçam e apliquem parâmetros objetivos de distribuição da força de trabalho, vinculados à demanda de processos, com a garantia de estrutura mínima para as áreas fins. Ou seja, fazer um estudo de redistribuição de pessoal nas diversas unidades judiciais, de forma a garantir um mínimo de servidores em cada setor e, assim, proporcionar um melhor funcionamento do Judiciário na 1ª instância com a celeridade processual.

No final do ano passado, os presidentes dos diversos tribunais brasileiros aprovaram seis metas nacionais a serem perseguidas pela Justiça em 2014 para garantir uma prestação judicial mais célere e eficiente ao cidadão brasileiro.

“A Meta 3, do Conselho, encontra-se inserida nesse conjunto de medidas que visa densificar a democracia, a República e a eficiência no serviço público judiciário. Sua inspiração e vocação são conferir tratamento prioritário em termos de alocação de pessoal e recursos orçamentários segundo a lógica de onde se encontra a maior demanda do povo, exatamente no 1º Grau de Jurisdição”, disse o magistrado.

Sob estas determinações do CNJ, o Tribunal de Justiça promoveu as Jornadas de Priorização do 1º Grau, no mês de julho, em todas as regiões do Estado (Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa), onde foram eleitos representantes de servidores e magistrados para integrarem o Comitê Orçamentário e auxiliarem os órgãos diretivos do Poder Judiciário estadual na eleição das prioridades de investimento e realização das despesas.

“Assim, em plena legitimidade dos integrantes do Poder Judiciário da Paraíba vêm ocorrendo reuniões do Comitê Orçamentário que, no primeiro momento, ambientou-se com o volume, quantidade e qualidade das receitas e despesas e, doravante, indicará onde os recursos, já otimizados, devem ser direcionados para priorizar o 1º Grau de Jurisdição”, afirmou Dr. Ramonílson.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *