Redação com informações de Gisa Veiga
Está marcada para os dias 1º, 02 e 03 de setembro (de segunda a quarta desta semana) a instalação do projeto Trabalho de Todos, no município de Cajazeiras, no Ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus de Cajazeiras, na rua José Antônio da Silva, 300, no Jardim Oásis. Uma audiência pública será realizada na terça, dia 02/09, a partir das 19 horas, mas a praça de serviços funcionará durante os três dias, nos dois turnos. O projeto, lançado pelo procurador-chefe do Trabalho, Cláudio Gadelha, tem por objetivo principal realizar um amplo diagnóstico das relações de trabalho na Paraíba (confira www.trabalhodetodos.prt13.mpt.gov.br).
O projeto já passou por Sousa, Itabaiana, Guarabira e Patos e Soledade, discutindo com trabalhadores e empregadores problemas comuns e específicos, além de oferecer serviços diversos, como documentos pessoais (identidade, CPF e carteira de trabalho), recebimento de requerimento de seguro desemprego, investimentos bancários para pequenos negócios, encaminhamento para empregos através do Sine, oficinas, palestras e várias outras atividades na praça de serviços montada naquela escola estadual pelo Sebrae, um dos parceiros do projeto. SENAI e SENAC também oferecem cursos e informações sobre cursos. Haverá também reuniões com trabalhadores de diversas categorias, proprietários de cerâmica, presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais, conselheiros tutelares da região e secretários de educação.
A audiência pública tem por objetivo discutir com toda a sociedade trabalhadora do município e região os mais graves problemas relacionados com o mundo do trabalho, para fins de enfrentamento coletivo das demandas propostas, inclusive por meio dos parceiros estratégicos do projeto Trabalho de Todos.
O Ministério do Trabalho e Emprego é um dos parceiros do projeto emitindo Carteiras Profissionais, acolhendo pedidos de seguro-desemprego, atendendo consultas e recebendo denúncias, além de participar de operativos (fiscalizações e diligências) juntamente com o Ministério Público do Trabalho. (LGLM)