Marina tem 29% e venceria Dilma no 2º turno, diz Ibope

By | 31/08/2014 12:01 am

(Folha da quarta)

Pesquisa Ibope para presidente da República divulgada nesta terça (26) mostra a candidata do PSB, Marina Silva, com 29% das intenções de voto no primeiro turno.

Inscrita como cabeça de chapa após a morte de Eduardo Campos, ela aparece consolidada na segunda posição da corrida presidencial. Tem cinco pontos a menos que a presidente Dilma Rousseff (PT), a líder com 34%, e dez a mais que o tucano Aécio Neves, que alcança 19%.

Na simulação de segundo turno, porém, a ex-ministra do Meio Ambiente vence Dilma com nove pontos de vantagem: 45% a 36%.

Num teste de embate final entre a petista e o tucano, quem ganha é Dilma, com 41% contra 35%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, não há hipótese de empate entre Dilma e Marina ou entre Marina e Aécio nas simulações.

Os dados principais do levantamento foram publicados pelo site do jornal “O Estado de S. Paulo”, que o encomendou em parceria com a TV Globo. Até então, o Ibope não havia feito pesquisa registrada para divulgação com Marina no rol de candidatos.

No levantamento anterior do instituto, entre 3 e 6 de agosto, Dilma e Aécio tinham quatro pontos a mais (38% e 23%). Campos aparecia com 9%. Na atual rodada, foram entrevistados 2.506 eleitores em 175 municípios entre os dias 23 e 25 de agosto.

O levantamento mostrou ainda o candidato Pastor Everaldo (PSC) com 1% e Luciana Genro (PSOL) também com 1%; os demais candidatos somam 1%. Brancos e nulos são 7%. Indecisos somam 8%.

Esta é a primeira vez que Marina Silva aparece isolada em segundo lugar na simulação de primeiro turno, afastando a chance de Aécio disputar um eventual turno final contra Dilma.

É a primeira vez também que a vantagem de Marina sobre Dilma no segundo turno aparece acima da margem máxima de erro.

Na pesquisa Datafolha realizada imediatamente após a morte de Eduardo Campos (o antigo presidenciável do PSB morreu em 13 de agosto num acidente aéreo), Dilma alcançava 36%.

Naquela ocasião, Marina e Aécio estavam tecnicamente empatados em segundo lugar, com 21% e 20%, respectivamente.

No segundo turno testado pelo Datafolha em 14 e 15 de agosto, Marina tinha 47% contra 43% de Dilma, um empate técnico nos limites máximos da margem de erro.

O Instituto Datafolha divulgou outra pesquisa na sexta-feira.

O Ibope também pesquisou as taxas de rejeição dos candidatos e a aprovação do governo Dilma Rousseff.

Marina é a candidata menos rejeitada pelo eleitorado. Só 10% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A presidente Dilma tem 36% de rejeição. Aécio tem 18%.

Na avaliação do governo Dilma, o quadro é estável. Para 34%, a administração da petista é boa ou ótima. Na pesquisa anterior, 32% respondiam assim.

Os que acham a gestão ruim ou péssima foi de 31% para 27%. A avaliação regular oscilou de 35% para 36%.

A forma como Dilma administra o país é aprovada por 48%. Outros 46% a desaprovam. São taxas parecidas com as da pesquisa anterior.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *